Jovem que matou 8 nos EUA tinha problemas com depressão e drogas
da Folha Online
Robert Hawkins, o atirador do shopping center de Omaha (Nebraska) que matou oito pessoas nesta quarta-feira (5), tinha histórico de depressão, afirmou uma mulher que abrigou o jovem em sua casa por cerca de cinco meses, em 2006. Ele era um jovem "amável" e "gostava de animais", embora "tivesse problema com bebidas e usasse drogas".
Segundo Debora Maruca, cujos filhos eram amigos de Hawkins, o jovem havia rompido o namoro e sido despedido de um restaurante onde trabalhava, havia cerca de duas semanas, mas passava por uma fase de melhoria. "Ele sempre foi depressivo, mas aparentava estar melhorando."
Hawkins, 19, foi com um rifle ao Westroads Mall nesta quarta-feira e abriu fogo dentro de uma loja, matando oito pessoas e se suicidando em seguida. Outras cinco pessoas estão feridas, duas delas em estado grave.
Maruca afirmou que ela e seu marido abrigaram o jovem depois de ele ter sido expulso da casa de sua família. Ela não sabe o motivo pelo qual o rapaz foi tirado da própria casa.
De acordo com Maruca, Hawkins não estava tomando antidepressivos, mas já havia passado por tratamentos contra a depressão e crise de déficit de atenção. "Ele sofria de problemas com bebidas e, às vezes, fumava maconha no quarto", afirmou a mulher. "Hawkins gostava de ouvir música e jogar vídeo-game -- 'coisas de adolescentes'."
Antes de morar na casa de Maruca, Hawkins havia dividido uma casa com alguns amigos.
Antes de provocar a chacina no shopping, o jovem deixou uma nota suicida. No bilhete, entregue pela mãe do jovem, chamada apenas de "Molly", para a polícia, Hawkins pediu desculpas pelo que precisava fazer, disse que amava sua mãe e sua família mas que não seria mais um estorvo para ninguém. "O jovem termina o bilhete dizendo que queria ser famoso", completou Maruca.
Com Associated Press
Acompanhe as notícias em seu celular: digite wap.folha.com.br
Leia mais
- Jovem de 20 anos que matou oito em shopping nos EUA deixou nota suicida
- Atirador mata oito e se mata em shopping dos EUA
- Tiroteio em shopping dos EUA deixa cinco feridos
- Homem mata 3 e é morto pela polícia em shopping nos EUA
Livraria da Folha
- Eu Tomo Antidepressivo - Graças A Deus!" desmitifica o tratamento psiquiátrico
- Livro explica o funcionamento do cérebro humano
- Livros mostram como educar filhos e manter crianças e adolescentes fora de perigo
Especial


