Mundo
17/12/2007 - 12h20

Em vídeo, Al Qaeda comemora retirada britânica de Basra

Publicidade

da Folha Online

O médico egípcio Ayman al Zawahiri, considerado o "braço direito" do líder da rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden, comemorou em um novo vídeo divulgado na internet a transferência do controle da segurança da Província de Basra (sul) para o Iraque.

Na gravação --uma entrevista de cerca de uma hora e meia à produtora As Sahab, ligada à Al Qaeda, que havia sido anunciada na semana passada-- Al Zawahiri afirmou que a medida é "uma nova demonstração da força dos mujahidins [combatentes islâmicos]".

AP
O "braço direito" de Bin Laden comemora em gravação a saída britânica de Basra
O médico egípcio Ayman al Zawahiri, considerado o "braço direito" de Bin Laden, comemora em gravação a saída britânica de Basra

Ontem, o Exército britânico cedeu às forças iraquianas o controle da segurança de Basra, que estava sob sua responsabilidade desde a invasão do país árabe, em março de 2003.

Os cerca de 4.500 militares britânicos que permanecem no Iraque cumprirão apenas tarefas de assistência, e irão se focar no treinamento das forças locais de segurança e policiais.

Para Al Zawahiri, a coalizão liderada pelos EUA "está sendo derrotada e busca sair" do Iraque. O braço direito de Osama bin Laden reconheceu que o braço da Al Qaeda no Iraque foi "traído" por grupos sunitas aliados com as forças de ocupação americanas.

"Não importa quão gigantesca seja a máquina propagandista dos Estados Unidos na hora de enganar as pessoas, a realidade é mais forte e pior que todos os enganos", disse ele.

No vídeo, o médico pediu que tribos árabes sunitas "eliminem os traidores", em referência aos Conselhos de Salvação --grupos de resistência sunitas criados por líderes tribais.

Palestinos

Em uma gravação de áudio divulgada na internet na sexta-feira (14), Al Zawahiri condenou a conferência de paz realizada em 27 de novembro em Annapolis (EUA), e acusou os países árabes que participaram do encontro de "trair e vender" o povo palestino.

No áudio de 20 minutos, Al Zawahiri chama o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, de um "traidor que levou seu povo ao desastre". "Fico impressionado com políticos que dão a Mahmoud Abbas a autoridade de negociar (...) e que depois condenam a conferência, ao ver o desastre para o qual ele [Abbas] os leva".

"O traidor Mahmoud Abbas ainda é o 'irmão presidente' depois que eles [os países árabes] condenaram a conferência? Abbas, o agente, ainda é convidado para o diálogo, e Abbas, o vendido, ainda é o único [líder palestino] que eles consideram legítimo", criticou Zawahiri.

Após a reunião de paz em Annapolis, o premiê israelense, Ehud Olmert, e Abbas anunciaram um cronograma para um acordo de paz.

Líderes palestinos e israelenses disseram estar "otimistas" em chegar a um acordo até 2009.

Bin Laden e Al Zawahiri supostamente estão escondidos na área da fronteira do Paquistão com o Afeganistão, área onde, de acordo com especialistas, está a liderança da Al Qaeda.

Os Estados Unidos oferecem US$ 25 milhões de recompensa pela captura de Bin Laden.

Comentários dos leitores
J. R. (785) 10/09/2009 17h29
J. R. (785) 10/09/2009 17h29
Os atentados foram feitos como pretexto para a guerra, o governo americano matou 30 mil dos seus cidadãos. (http://www.infowars.com/articles/sept11/thermite_id_culprit_wtc_collapse.htm) sem opinião
avalie fechar
Luís da Velosa (1092) 06/08/2008 13h07
Luís da Velosa (1092) 06/08/2008 13h07
Quero ver o dia em que colocarem a mão em Bin Ladem, "ex"-amigo de todos eles. Até agora, só arraia-miúda foi pescada. Toda essa perseguição ao barbudinho bilionário, sorriso de Mona Lisa, é comédia armada, da mesma forma que tudo indica, inclusive pelos próprios investigadores americanos, que Pearl Harbor foi outra encenação, e serviu de bode expiatório para a entrada dos EUA entrarem no conflito mundial. E tem muito mais história... Aliás, hoje é aniversário da explosão da bomba atômica em Hiroshima, e, depois, Nagasaqui, salvo engano no dia 9 de agosto de 1945. Uma violência sem limites e sem razões sólidas, inquestionáveis. 141 opiniões
avalie fechar
É evidente que todo o julgamento é uma farsa completa.
Nem Hadam foi capturado coisa alguma no Afganistão,e
nem provávelmente é um iemenita,isto é,um árabe ou
habitante do Iêmen,e, onde fica exatamente o Iemen?
Entre os países árabes ? Ou entre os afegãos,região
extremamente pobre e montanhosa,e com secas muito semelhantes às secas do Cariri,no Nordeste Brasileiro.Ora,e se o Iêmen,de onde procede o julgado,um iemenita que se situa..onde ? O que é o Iemen ? Que país é êsse ? Já dizia música brasileira,de autor desconhecido(?) referindo-se a ?
que país ? (após a afirmativa de que De Gaulle não teria dito que"...le Brésil,c'est n'est pas un pays sérieux..!!") Portanto,no desenho,nem sabemos que pessoa é essa,com turbante,dita iemenita,podendo até ser um norte-americano,ou neto de um imigrante
daqueles países lá - árabes ou conexos - e em que um mágico saudita,tipo Mandrake,desenho de autor quadrinista norte-americano, milionário além do mais,teria se escondido em cavernas nas montanhas do pobríssimo país Afganistão,que não queria se russoficar ou aderir à União Soviética,com sistema político econômico,assim sendo,através de seus guerrilheiros mujahedin,combatia em modo de Guerrilha,nas montanhas,ao Exército Vermelho,e ajudados por mercenáriosnorte-americanos,inclusive com invenção de armasapropriadas para combater na região,montanhosa,com secas como no Cariri,brasileiro,ao Exército Vermelho.
E,venceram!Só então,aparecem os Talibãs,e tal de OsamaBeingLadder p/ George Bush.
1 opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (28)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca