Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2007 - 15h13

Ministro venezuelano já recebeu coordenadas das Farc, diz rádio

Publicidade

da Folha Online

O ministro venezuelano Ramón Rodríguez Chacín já recebeu as coordenadas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) sobre o local onde três reféns da guerrilha aguardam resgate, informou neste domingo a rádio local Caracol.

Chacín, responsável por coordenar a missão, porém, ainda encontra-se em solo venezuelano, onde articula os detalhes da operação, informou o chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro. Ele não confirmou a informação da rádio Caracol.

Maduro afirmou que o governo colombiano já autorizou a entrada no país de dois novos helicópteros civis, identificados com os emblemas da Cruz Vermelha, que deverão ser usados no resgate.

O chanceler venezuelano elogiou a atuação do alto comissário para a Paz colombiano, Luis Carlos Restrepo. "Queremos agradecê-lo e reiterar nosso desejo de manter um diálogo permanente", disse Maduro.

A senadora colombiana Piedad Córdoba afirmou neste domingo que espera que a libertação dos três reféns ocorra ainda antes do Ano Novo.

"Penso que estarão com suas famílias para o Ano Novo. Na Colômbia, estamos animados. Há um agradecimento profundo ao governo da Venezuela e ao presidente Hugo Chávez", disse.

As Farc se comprometeram a entregar Clara Rojas (ex-assessora da ex-presidenciável colombiana Ingrid Betancourt), seu filho Emmanuel, 3, nascido no cativeiro, e a ex-congressista Clara González.

A guerrilha anunciou que libertaria os três reféns no último dia 18, como um 'ato de desagravo' a Chávez, que foi afastado das mediações entre o governo da Colômbia e as Farc para a troca de cerca de 40 reféns por 500 rebeldes presos.

Com France Presse e Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página