Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2002 - 09h05

Powell busca retomada de diálogo entre Índia e Paquistão

Publicidade

da France Presse, em Islamabad (Paquistão)

O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, chegou hoje a Islamabad, capital paquistanesa, com o objetivo de pressionar o Paquistão e a Índia a reiniciar o diálogo.

Reuters - 25.jul.2001
Colin Powell, secretário de Estado dos EUA
Durante o vôo, Powell declarou que incentivará a reativação de um diálogo direto entre o Paquistão e a Índia. Seu objetivo é conseguir uma redução das tensões entre ambas nações sobre o conflito na Caxemira.

"Acho que, junto com uma diminuição do conflito, as duas partes terão de reabrir a fronteira ao tráfego [terrestre], assim como também seu espaço aéreo", afirmou Powell.

O secretário de Estado disse que não pretende servir de mediador no conflito, opção que já foi rejeitada por Nova Déli, mas que espera aproximar as duas partes.

"Se os Estados Unidos puderem ajudar na reativação do diálogo sobre todos os problemas existentes entre os dois países, inclusive Caxemira, gostaríamos de poder fazê-lo", disse Powell.



A Índia declarou repetidas vezes que não permitirá que uma terceira parte desempenhe um papel nas discussões sobre Caxemira. Essa posição foi mais uma vez defendida pelo ministro indiano de Defesa, George Fernandes. Ao contrário, o Paquistão desejaria ver um maior envolvimento internacional em relação a Caxemira.

Powell insistiu para que o presidente do Paquistão, Pervez Musharraf tomasse medidas para responder à preocupação das autoridades indianas, mas que ainda era preciso fazer mais.

O Paquistão prendeu quase 2.000 supostos extremistas desde que o presidente paquistanês pronunciou um histórico discurso, no sábado passado (12), no qual anunciou a ilegalidade de cinco organizações em sua campanha pela erradicação do extremismo.

Duas das organizações envolvidas são acusadas pela Índia de serem responsáveis pelo atentado contra o Parlamento de Nova Déli, cometido em 13 de dezembro passado, que deixou 14 mortos.

Amanhã, Powell irá ao Afeganistão, onde se reunirá com o governo interino de Hamid Karzai, que assumiu o poder em 22 de dezembro passado.

Na próxima semana participará da conferência de doadores para a reconstrução do Afeganistão, que será realizada no Japão, nos dias 21 e 22 de janeiro.

Powell viajará mais tarde ao Nepal, que não recebe um alto funcionário do governo norte-americano há mais de 30 anos.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página