Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2002 - 10h51

China e Índia terão utensílios de cozinha com sucata do WTC

Publicidade

da France Presse, em Madras (Índia)

Uma parte da sucata retirada das ruínas do World Trade Center será convertida em utensílios de cozinha na Índia e na China, onde dezenas de milhares de toneladas de aço serão recicladas após sua retirada do local do atentado de 11 de setembro.

Um primeiro carregamento de 10 mil toneladas de sucata chegou este mês ao porto de Madras (sul da Índia), outros três navios que transportam metal serão descarregados na China e um quinto navio no oeste da Índia.

O negociante de metais de Madras que comprou o carregamento de 10 mil toneladas a um preço de US$ 120 a tonelada, incluindo seguros e transporte, estima em 300 mil toneladas o total da sucata retirada das ruínas das torres gêmeas de Nova York.

Este empresário, que pediu o anonimato, disse que seu lote será revendido nos mercados locais especializados para que o metal seja fundido e transformado em lingotes na região de Madras.

Por sua vez, os lingotes serão revendidos às pequenas e médias indústrias, que os utilizarão para a fabricação de diversos produtos, como utensílios de cozinha, caçarolas ou móveis metálicos.

"Nesta profissão, não damos maior importância à orígem de nosso abastecimento. Geralmente o metal que compramos procede de casas derrubadas, de pontes rachadas e de locais que sofreram catástrofes n mundo inteiro", explicou.

"Para nós, é somente sucata pronta para ser reciclada. Eu já recebi carregamentos da Polônia, do Japão, do Reino Unido e dos Estados Unidos. Atualmente, estou examinando fotos de ruínas de pontes dos Estados Unidos", acrescentou.

As autoridades locais separaram os materiais ferrosos, não ferrosos e a base de cimento.

Leia mais:
  • Saiba tudo sobre a guerra no Afeganistão

  • Conheça as armas dos EUA

  • Conheça a história do Afeganistão




  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página