Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2008 - 09h34

Duplo atentado em Bagdá deixa ao menos seis mortos e 26 feridos

Publicidade

da Folha Online

Um duplo ataque suicida contra uma agência governamental sunita deixou ao menos seis mortos e 26 feridos nesta segunda-feira no bairro de Adhamiya, em Bagdá, informou a polícia. Segundo testemunhas, porém, o número de mortos chega a 14.

Entre os mortos está o coronel Riad al Samarrai, comandante das chamadas milícias Sahwa, o corpo criado por tribos sunitas com o apoio do governo para enfrentar a rede terrorista Al Qaeda no Iraque. Ele morreu no primeiro atentado.

Após a explosão, funcionários da agência --que cuida das mesquitas e dos santuários sunitas-- correram ao local para socorrer as vítimas. Nesse momento, um carro-bomba foi detonado por outro suicida, matando mais pessoas.

Nenhum grupo reivindicou o ataque, mas autoridades locais dizem identificar as mesmas características de atentados cometidos por grupos grupos extremistas sunitas. Eles estariam descontentes com o alinhamento ao governo.

As chamadas milícias Sahwa, apoiadas pelos Estados Unidos, são consideradas responsáveis pela redução da violência no Iraque em até 60% nos últimos seis meses. O grupo, porém, tornou-se alvo de radicais.

Vários líderes dos grupos sunitas morreram nestes atentados, que proliferaram depois das ameaças feitas pela Al Qaeda nos últimos meses.

O bairro majoritariamente sunita de Adhamiyah, ao norte de Bagdá, era reduto da rede terrorista há até dois anos.

Os combatentes do Sahwa tomaram o controle da área em meados de novembro passado, com o apoio material da Fundação Sunita, instituição iraquiana responsável por administrar as mesquitas sunitas no país.

Com Efe, France Presse e Associated Press

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página