Inundações matam 12 e causam caos na Indonésia
da Folha Online
Inundações e deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas que atingem a Indonésia mataram 12 pessoas e causaram o fechamento, por algumas horas, do principal aeroporto do país.
Veículos e pessoas ficaram ilhados nas ruas em várias regiões de Jacarta, cidade de 14 milhões de habitantes que costuma sofrer com as inundações nesta época do ano.
Não houve relato de mortes na capital, onde as inundações chegam a até 50 centímetros. No entanto, segundo fontes do Ministério da Saúde, quatro pessoas morreram e milhares foram desalojadas de suas casas devido à chuva que atinge as ilhas de Java e Sulawesi.
Mais de 10 mil casas na região de Pasuruan, leste de Java, ficaram inundadas, forçando moradores a armar barracas nas ruas, segundo Rustam Pakaya, do Ministério da Saúde.
No distrito de Aceh, em Singkil --uma das Províncias da ilha de Sumatra-- oito pessoas morreram depois que um deslizamento de terra soterrou duas casas, segundo Pakaya.
O aeroporto Soekarno Hatta, de Jacarta, foi fechado depois que a chuva e a neblina deixou a visibilidade em menos de 300 metros, segundo Hariyanto, funcionário do aeroporto.
Além dos atrasos em mais de 40 vôos, muitas decolagens foram desviadas para o aeroporto de Halim, também em Jacarta. Vôos com destino a capital foram forçados a retornar a Cingapura.
O presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, teve de abandonar seu veículo blindado depois que o carro ficou ilhado em uma rua inundada a cerca de 2 km do palácio presidencial.
Seguranças de Yudhoyono tiveram de escoltar o presidente até um carro esportivo.
No ano passado, 50 pessoas morreram em Jacarta --muitas delas devido a eletrocução-- e mais de 400 mil ficaram desalojadas devido às fortes chuvas.
Depois das enchentes de 2007, o governador de Jacarta disse que a cidade precisava de mais ajuda do governo central para lidar com as inundações anuais.
Previsões meteorológicas indicam que as chuvas devem continuar até este sábado.
Com Associated Press
Leia mais
- Indonésia decreta sete dias de luto pela morte do ex-ditador Suharto
- Autoridades indonésias suspendem alerta de tsunami
- Terremoto de 6,2 graus gera alerta de tsunami na Indonésia
- Indonésia registra sua centésima morte por gripe aviária
- Livro apresenta 1001 maneiras de salvar o planeta
Especial


