Hamas divulga confissões de tentativa de assassinato de Haniyeh
da Efe, em Gaza
O grupo terrorista e partido político eleito democraticamente palestino Hamas divulgou neste sábado as confissões de vários dos envolvidos em uma suposta tentativa de assassinato do primeiro-ministro deposto da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Ismail Haniyeh.
O grupo acusa o movimento nacionalista Fatah da tentativa de assassinato.
Em entrevista coletiva, o Hamas divulgou confissões de suspeitos que disseram ter recebido ordens de Tayyip Abdel Rahim, assessor do presidente da ANP, Mahmoud Abbas, para matar Haniyeh.
O atentado foi programado para um comício que o Hamas convocou há semanas em um estádio, mas foi frustrado pelos serviços de inteligência da Força Executiva --organismo de segurança do Hamas que atualmente controla a Faixa de Gaza.
O suposto agressor, Mohammed Kheil, foi identificado carregando uma bolsa com mais de 20 quilos de explosivos perto do comício.
Outro suspeito confessa na gravação que pediram a ele que se suicidasse com um cinto de explosivos em uma mesquita de Gaza na qual Haniyeh estaria rezando. Sua família receberia US$ 70 mil.
Um dos porta-vozes islâmicos, Said Siyam, alegou que o Hamas está "muito mais reticente" a iniciar um diálogo de reconciliação nacional com o Fatah, liderado por Abbas.
Em comunicado divulgado em Ramallah, o escritório de Abbas respondeu às acusações feitas na entrevista coletiva: "Estas mentiras não convencerão ninguém."
Leia mais
- Incursões israelenses deixam ao menos dez palestinos feridos em Gaza
- Sistema sanitário de Gaza pode parar com bloqueio israelense
- Olmert convoca reunião de segurança para analisar possível resposta a ataques
- Forças de Israel matam seis atiradores e um professor em Gaza
- Dois ataques aéreos israelenses deixam três feridos na faixa de Gaza
Especial


