Mundo
01/03/2008 - 10h40

Obama tenta obter apoio judeu em corrida nos EUA, diz "NYT"

Publicidade

da Folha Online

O senador por Illinois Barack Obama disputa com Hillary Clinton a nomeação democrata à candidatura presidencial nos Estados Unidos-- tenta obter o apoio entre os eleitores judeus, segundo reportagem do jornal americano "New York Times".

Leia a íntegra da reportagem em inglês publicada no site do jornal americano na internet.

A informação também foi veiculada neste sábado pela rede de TV Al Jazeera.

A revista americana "Newsweek" também discute a relação de Obama com os judeus em sua edição desta semana.

Segundo o "Times", ganhar a confiança dos judeus é mais difícil para Obama devido às frágeis relações entre esse eleitorado e os negros --que em sua maioria apóiam Obama.

Os judeus representam 1,7% da população adulta nos EUA, mas são importantes para o Partido Democrata, já que garantem grande parte dos fundos de campanha do partido.

De acordo com o jornal, o desafio de Obama para atingir o eleitorado judeu ficou claro na última terça-feira (26), durante debate entre Obama e Hillary em Cleveland (Ohio), quando ele foi questionado sobre o apoio que foi anunciado por Louis Farrakhan -- líder negro muçulmano que despertou polêmica nos EUA por suas opiniões extremistas e anti-semitas.

Obama afirmou que Farrakhan é anti-semita e rechaçou seu apoio. De acordo com o "Times", o senador por Illinois também enfrenta críticas por supostas declarações a respeito do sofrimento do povo palestino --que ele posteriormente disse que teriam sido reproduzidas incorretamente-- e sobre suas posições a respeito de assuntos da Relações Exteriores.

Na tentativa de conquistar o público judeu, Obama falou no último domingo (24) a líderes judeus em Cleveland e respondeu a questões sobre sua posição em relação a Israel

"Ninguém pode provar as acusações de que eu sou contrário aos interesses da segurança israelense, ou de qualquer forma quero diminuir a relação especial que [os EUA] têm com esse país", disse Obama à imprensa na quinta-feira (28) no Texas.

O pré-candidato democrata também teve de se explicar sobre rumores espalhados na internet de que ele seria muçulmano e teria assistido a aula em uma madrassa na Indonésia quando criança. Obama negou publicamente tais afirmações, reiterando que é cristão.

Comentários dos leitores
honório Tonial (2) 16/05/2009 21h47
honório Tonial (2) 16/05/2009 21h47
Considero ecelente vosso noticiario. Obrigado, aos 83 anos de mnha vida, 1 opinião
avalie fechar
Marcello Sokal (59) 07/02/2009 12h01
Marcello Sokal (59) 07/02/2009 12h01
Óbvio que não poderiam aceitar,pois não teriam respostas claras para as legítimas questões do presidente iraniano,esse sim um verdadeiro estadista que sabe da verdade dos fatos e não tem receio de buscar responsabilizar os culpados. A política imperialista norte-americana é velha conhecida mas pessoas convenientemente "esquecem" disso - não respeitam a soberania das nações e se arvoram em ser os "defensores da liberdade" - é o país que mais se envolveu em guerras,revoluções,invasões e intervenções da história da humanidade.A única nação que já bombardeou outro país (na verdade cidades,repletas de civis inocentes) utilizando armas nucleares. O apoio norte-americano a Israel é uma vergonha, apoiando todo tipo de atrocidade possível,dando carta branca e fornecendo armas de alta tecnologia.
Em resumo: o grande vilão nisso tudo não é o Irã....mas tem tolo que prefere não ver influenciado pelo mentiroso american-way-of-life,lamentável.
11 opiniões
avalie fechar
Denis Rossanez (5) 03/02/2009 13h35
Denis Rossanez (5) 03/02/2009 13h35
Como diz Alex Lima.
Com certeza o Bresil esta carente de homens como Barack Obama na política e parar de se importar com sua opnião, mas da população em geral e aplicar medidas realmente eficazes para melhorar o país.
9 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2849)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca