Polícia prende dezenas de manifestantes de oposição em Moscou
da France Presse
da Folha Online
A polícia de Moscou prendeu nesta segunda-feira dezenas de pessoas em uma manifestação de protesto da oposição contra a vitória de Dmitri Medvedev nas eleições presidenciais deste domingo.
Mais de cem policiais, alguns dos quais usavam equipamento completo de luta antidistúrbios, prenderam os participantes de uma manifestação não-autorizada depois das eleições das quais saiu vitorioso o político designado pelo atual presidente Vladimir Putin.
Entre os detidos está Nikita Belyj, líder do partido opositor União das Forças de Direita.
O novo presidente russo tomará posse de seu cargo em 7 de maio, anunciou na noite deste domingo o chefe da administração presidencial, Serguei Sobianin, também diretor da campanha de Medvedev.
Medvedev, 42, que ofereceu a Putin o cargo de premiê logo após receber o apoio do presidente a sua candidatura, declarou que o país tem diante de si "a oportunidade de prosseguir o desenvolvimento dos últimos anos, fortalecer a estabilidade, elevar a qualidade de vida e avançar".
Entre os temas que causaram controvérsias com o Ocidente durante os oito anos de governo Putin estão a repressão à oposição, o impasse em torno do escudo antimísseis que os EUA pretendem construir na região e a posição de Putin em relação à independência de Kosovo.
No entanto, analistas prevêem que Medvedev pode enfrentar oposição de líderes do Kremlin que se opõe ao Ocidente.
Leia Mais
- Novo presidente eleito na Rússia diz que vai seguir "trilha de Putin"
- Dmitri Medvedev vence eleição presidencial na Rússia
- Candidato de Putin lidera eleições russas com 68,2% dos votos
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
Especial
* Leia cobertura completa sobre a eleição na Rússia

