Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/03/2008 - 01h54

ELN se solidariza com Farc e compara governo de Uribe a Israel

Publicidade

da Folha Online

O grupo guerrilheiro colombiano ELN (Exército de Libertação Nacional) manifestou nesta sexta-feira (7) sua "solidariedade revolucionária" às Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) pelo ataque do último sábado e comparou o governo de Álvaro Uribe ao de Israel.

"É de extrema preocupação que o governo da Colômbia seja instrumento da política expansionista e belicista do governo Bush, papel que Israel desempenha no Oriente Médio", afirmou o ELN num comunicado divulgado em seu site na internet.

O ELN, o segundo maior grupo guerrilheiro da Colômbia, condenou a operação militar colombiana no Equador no último sábado (1º) que terminou com a morte de 17 guerrilheiros --entre eles o número dois da guerrilha, Raul Reyes.

O comando central do ELN disse que a ação militar foi "um massacre", porque "não houve combate".

O grupo também afirmou que "é mentira que tenha havido uma perseguição imediata" e que "foi clara a violação do território equatoriano por meio de bombardeios, desembarque de tropas e recolhimento de corpos como troféu de guerra".

"Não é digno da altivez presidencial mentir com tanta desfaçatez aos povos do Equador e da Colômbia e à comunidade internacional", diz o comunicado.

Nesta quarta, a OEA (Organização dos Estados Americanos) classificou a ação como "uma violação da soberania" do Equador.

No domingo, Quito e Caracas mandaram tropas às suas respectivas fronteiras com a Colômbia e fizeram fortes ataques contra o presidente Álvaro Uribe. A resposta colombiana veio na forma de acusações de ligação dos dois países com a guerrilha.

As críticas fizeram com que Correa rompesse relações diplomáticas com a Colômbia.

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, pediu nesta quinta-feira que haja "uma saída diplomática" para a crise e destacou que "o uso das zonas fronteiriças" por parte das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) deve ser vigiado.

Rice afirmou que a Colômbia "é um amigo e aliado muito bom" dos EUA e que Washington "luta duramente" para conseguir que o Congresso americano ratifique o tratado de livre-comércio com o país latino.

Com Efe

Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Quero ouvir e ver uma boa explicação sobre a contratação com meu dinheiro pago atravez de meus impostos, da esposa do guerrilheiro a Sra Slongo no ministerio da pesca.
Minha nossa além de sustentar toda essa turma, ainda me arrumam estrangeiros sobre minhas costas, o povo não aguenta tanta desfasatez
4 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Serra calado é REI!!!
Tó fora...
24 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Estes tucanos são sem sobra de duvidas uns cara de pau com cupim... E a mídia conservadora dando destaque pra esta galera que estão sendo procurados até na suiça e frança isso sim é babado... E a josé serra vem com o papo que é eleitoreiro...!!! Agora até a frança e a suiça são PETISTAS... Se bem que o povo francês quando cismam são bem parecidos com os PETISTAS do Brasil... vão para as ruas e defendem seus interesses sociais... As conquistas, agora já a turma dos demos e p$db é sujo muito sujo e se for levantado o tapete vai sobrar pra mídia conservadora, pra banqueiros, doleiros, sonegadores, traficantes, polícia, prefeituras, estados e vai respingar não vai lambuzar o serra, alkcmim, aécio, yeda, arthur, agripino, fortes, acm junior e a legião menor da base do p$db/demo... 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (140)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página