Paquistaneses fazem greve em protesto contra caricaturas de Maomé
da Efe, em Islamabad
Várias organizações islâmicas paquistanesas convocaram para esta sexta-feira uma greve geral na cidade de Karachi em protesto contra a nova publicação de charges do profeta Maomé na imprensa dinamarquesa, informou a emissora privada Geo TV.
A jornada de protesto foi convocada principalmente pela juventude do partido religioso Jamaat-e-Islami, mas outras associações do município apoiaram a iniciativa.
A maioria dos estabelecimentos da cidade, os shoppings e os mercados foram fechados, mas nas áreas industriais continua havendo atividade, segundo a Geo TV.
Os transportes foram afetados pela greve e, neste momento, o serviço é parcial.
Organizadores dos protestos devem se manifestar em frente ao Clube da Imprensa de Karachi para mostrar seu descontentamento pela nova publicação de charges no dia 13 de fevereiro.
As charges de Maomé voltaram a ser publicadas por 16 jornais da Dinamarca depois que foi descoberto um plano para matar um dos cartunistas.
O artista ameaçado desenhou Maomé com uma bomba com pavio presa sobre seu turbante.
A publicação das charges causou, em 2006, uma onda de protestos em países muçulmanos que deixou cerca de cem mortos.
Leia mais
- Jornais dinamarqueses republicam charge polêmica de Maomé
- Dinamarca prende quatro por planejar ataque a chargista de Maomé
- França inicia julgamento por publicação de caricaturas de Maomé
- Tribunal absolve jornal dinamarquês que publicou charges de Maomé
- Livro mostra como se tornar advogado, escolher carreira e conseguir primeiro emprego
- Entenda os principais conflitos religiosos do mundo
Especial

