Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2008 - 11h33

Filha de ex-vereador assassinado na Espanha convoca população a votar

Publicidade

da Efe, em Mondragón
da Folha Online

Sandra Carrasco, a filha mais velha do ex-vereador socialista Isaías Carrasco, assassinado ontem pelo grupo terrorista ETA (Euskadi Ta Askatasuna, Pátria Basca e Liberdade), pediu neste sábado aos espanhóis para participarem das eleições gerais de amanhã em resposta ao atentado.

"Minha mãe e eu votaremos, e isso é o que peço a todo o mundo e a quem quiser se solidarizar com meu pai e com a nossa dor, que vote e compareça em massa no domingo para dizer aos assassinos que não vamos dar nenhum passo para trás", disse Sandra, 19.

Ela leu um comunicado condenando o atentado que matou Carrasco, de 42 anos, e pediu que o assassinato de seu pai não seja manipulado, pois isso ela não irá tolerar. Sandra também afirmou que Carrasco "morreu por defender a liberdade, a democracia e as idéias socialistas" e disse sentir orgulho dele.

Centenas de pessoas se solidarizaram com a família do ex-vereador assassinado em uma concentração realizada em frente à Prefeitura de Arrasate-Mondragón, no País Basco (norte da Espanha), onde um atirador do ETA alvejou Carrasco e onde será realizado o funeral.

Autoridades dos governos espanhol e basco e dirigentes de todos os partidos políticos participaram da concentração, como a vice-presidente do governo espanhol, María Teresa Fernández de la Vega, e o presidente regional do País Basco, Juan José Ibarretxe.

Também compareceram outros dirigentes políticos como o presidente regional da Andaluzia e presidente do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), Manuel Chaves; a presidente do PP (Partido Popular) no País Basco, María San Gil e o líder da Esquerda Unida, Gaspar Llamazares.

Os manifestantes ficaram em silêncio durante o protesto e aplaudiram ao final. O assassinato do ex-vereador socialista aconteceu no último dia de campanha eleitoral para as eleições gerais de domingo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página