Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/03/2008 - 18h19

Partido socialista se diz vencedor de eleições na Espanha

Publicidade

da Folha Online

O Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), do chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, se proclamou vencedor das eleições legislativas deste domingo na Espanha com 57% das votos apurados, que apontam até o momento 171 cadeiras ao PSOE e 150 ao conservador Partido Popular (PP).

"Podemos afirmar com clareza que o Partido Socialista venceu", disse o número dois do partido, José Blanco, segundo a France Presse.

Com estes resultados, o PSOE, que nas eleições anteriores conseguiu 164 cadeiras, ficaria com as portas abertas para a maioria absoluta, que é de 176 cadeiras.

Uma pesquisa da rede de TV estatal aponta de 172 a 176 cadeiras das 350 da câmara baixa espanhola para os socialistas, enquanto uma sondagem da rede privada Antena 3 mostrava de 163 a 166 assentos para o grupo, segundo a Reuters.

A oposição, formada pelo PP (Partido Popular), conseguiria de 148 a 152 assentos. Com tais previsões, Zapatero não precisará ter de barganhar com partidos menores pelos próximos quatro anos.

A pesquisa Ipsos apontou 45% dos votos para o partido de Zapatero e 38,6% para o PP.

O governo será mais difícil de qualquer forma para Zapatero, devido um resfriamento da economia espanhola e a ameaça de novos ataques separatistas bascos, de acordo com a Reuters.

Muitas análises cortaram a previsão de crescimento de 2% para 3,8% no último ano.

Argentina

Cerca de 200 pessoas comemoraram hoje na sede do PSOE na Argentina, onde existe a maior colônia espanhola no exterior, a vitória obtida pela legenda nas eleições gerais da Espanha, segundo os resultados iniciais.

Os primeiros militantes começaram a chegar na sede do partido às 14h para aguardar, com expectativa, os primeiros resultados das eleições, que foram recebidos com alegria e até mesmo lágrimas pelos presentes.

Já na sede argentina do Partido Popular (PP), cerca de vinte pessoas admitiram a derrota do candidato Mariano Rajoy, depois que as projeções dos primeiros resultados oficiais deram ao PSOE a vitória no pleito.

Na Argentina, cerca de 300 mil espanhóis, 3,5% do censo eleitoral, estavam em condições de participar das eleições, através do envio de seu voto por correio ou comparecendo ao Consulado da Espanha para votar nos dias que antecederam ao pleito.

Pelo menos 105.600 cédulas foram enviadas por correio à Espanha e mais de 600 foram depositadas no Consulado espanhol em Buenos Aires, segundo dados preliminares dos dois órgãos.

Com Reuters, Associated Press, Efe e France Presse

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página