Governador do Novo México dará apoio à candidatura de Obama
da Folha Online
O governador do Novo México, Bill Richardson, ex-candidato à Casa Branca e ministro no governo do presidente Bill Clinton, dará apoio a Barack Obama para a candidatura do Partido Democrata à Presidência do país.
Richardson participará com Obama de um comício eleitoral que o senador por Illinois realizará nesta sexta-feira (21) em Portland, Oregon, para declarar publicamente o apoio, segundo um porta voz do governador do Novo México.
A decisão do governador, único hispânico neste cargo nos Estados Unidos, é um duro golpe para Hillary Clinton, que pode perder a vantagem que teve até agora em relação ao apoio dos hispânicos.
Richardson, que pretendia ser o primeiro presidente americano de origem hispânica antes de abandonar a disputa em janeiro --ele ficou em terceiro nas primárias de New Hampshire--, antecipou sua nova aposta política em um e-mail a correligionários no qual convidou Hillary a renunciar à disputa para apoiar Obama nas eleições presidenciais de novembro.
O governador disse que Obama seria "um presidente histórico e grande, que poderá nos trazer a mudança que precisamos tão desesperadamente".
Filho de uma mexicana, Richardson, que foi criado no México e se considera hispânico, disse estar comovido com o discurso sobre racismo feito por Obama na última terça-feira (18), pedindo que a população dos Estados Unidos se una apesar das diferenças. Richardson disse que Obama "compreende claramente que apenas unindo as pessoas poderemos ter sucesso como americanos".
Apesar do apoio, o governador afirmou: "Meu afeto e minha admiração por Hillary e pelo ex-presidente Bill Clinton nunca fraquejarão. No entanto, é hora de os democratas pararem de brigar e se prepararem para a luta dura que enfrentaremos no outono [do hemisfério norte] contra John McCain [o provável candidato republicano à presidência]".
Com Efe e France Presse
Leia mais
- Assessor de Obama denuncia apoio de Hillary ao Nafta
- Hillary tem 16 pontos de vantagem sobre Obama, diz pesquisa
- McCain ganha de Hillary e Obama, aponta pesquisa
- Arquivos Norte-Americanos publicam a agenda oficial de Hillary Clinton
- Disputa democrata "sem fim" gera inquietude no partido nos EUA
Especial

