Parlamento paquistanês elege candidato do PPP como novo primeiro-ministro
da Efe, em Islamabad
O Parlamento paquistanês elegeu nesta segunda-feira (24) o candidato do Partido Popular do Paquistão (PPP), Yousuf Raza Gillani, como novo primeiro-ministro do país.
O PPP --partido da ex-premiê Benazir Bhutto, assassinada em 27 de dezembro-- recebeu o apoio da Liga Muçulmana do Paquistão-Nawaz (PML-N), do ex-primeiro-ministro Nawaz Sharif, e do Partido Nacionalista Awami (ANP), que decidiram entrar para o Governo. A formação opositora Muttahida Quami Movement (MQM) também votou por Gillani.
O candidato do PPP se impôs claramente ao candidato opositor, o deputado Chaudhry Pervaiz Elahi, da Liga Muçulmana do Paquistão-Quaid (PML-Q), que apóia o presidente Pervez Musharraf. Elahi obteve apenas 42 dos 306 votos válidos.
| Anjum Naveed/AP |
![]() |
| Yousuf Raza Gillani, do Partido Popular do Paquistão, foi escolhido novo primeiro-ministro |
Após ser escolhido para chefe de Governo, Gillani fez um breve discurso, na qual destacou que "o sacrifício de Benazir possibilitou a restauração da democracia".
"Protegeremos todas as instituições, incluindo o judiciário", disse o novo primeiro-ministro, em alusão aos magistrados destituídos por Musharraf.
A recém-escolhida presidente do Parlamento, Fahmida Mirza, dirigiu a sessão, que começou com a leitura de passagens do Corão e na qual os deputados votaram oralmente. Gillani tomará posse de seu cargo amanhã, em cerimônia que será presidida por Musharraf.
O dirigente do PPP se transforma assim no 22º primeiro-ministro da história do Paquistão, e no terceiro político do PPP que consegue chegar a esse posto, depois do fundador do partido, Zulfikar Ali Bhutto (1973-1977), e de sua filha Benazir, que dirigiu o Governo em dois períodos (1988-1990 e 1993-1996).
Leia Mais
- Musharraf prevê "democracia real" e mostra apoio ao próximo governo
- PPP anuncia candidato a premiê do Paquistão
- Filho de Bhutto vai anunciar candidato do PPP para premiê do Paquistão
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
Especial


