Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/03/2008 - 12h38

Tailândia e Vietnã assinam acordo contra tráfico de seres humanos

Publicidade

da France Presse, em Hanói

Tailândia e Vietnã assinaram nesta segunda-feira (24) um acordo contra o tráfico de seres humanos, um fenômeno que, segundo os especialistas, está aumentando no sudeste da Ásia.

O acordo, centrado na prevenção e na luta contra o tráfico de mulheres e crianças, foi concluído por ocasião de uma visita a Hanói (capital vietnamita) do primeiro-ministro tailandês, Samak Sundaravej.

Milhares de vietnamitas seriam vítimas desse tráfico, destinados principalmente à China e ao Camboja. Suspeita-se que muitas mulheres se deixaram atrair por promessas de trabalho e acabam na prostituição ou num casamento forçado.

Entre 2005 e 2007, a polícia vietnamita detectou 900 casos de tráfico de seres humanos que afetam cerca de 2.200 vítimas, segundo cifras fornecidas em dezembro pelo Ministério da Segurança Pública reveladas pela Agência Vietnamita de Informação. De qualquer maneira, é difícil determinar a dimensão desse fenômeno.

A polícia suspeita que uma grande parte das mulheres e crianças dadas por desaparecidas no país (mais de 20 mil) podem ter sido vítimas de redes de traficantes conectadas com países europeus, Rússia ou Estados Unidos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página