Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/03/2008 - 19h21

Equador acusa Colômbia de dificultar aproximação

Publicidade

da Efe, em Quito

A ministra das Relações Exteriores do Equador, María Isabel Salvador, afirmou nesta terça-feira que as declarações "prepotentes" e "belicistas" do ministro da Defesa colombiano, Juan Manuel Santos, dificultam um rápido restabelecimento das relações diplomáticas entre Colômbia e Equador.

Ela qualificou de "ameaça à paz não só do Equador, mas do hemisfério" o fato de Santos invocar a legítima defesa como justificativa para o ataque colombiano a um acampamento das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em território equatoriano em 1º de março.

Santos "diz que são atos legítimos de guerra e atos legítimos de defesa da democracia (...) e ameaça que o governo da Colômbia continuará ordenando-os onde quer que for", declarou a ministra em entrevista coletiva em Quito.

"Dizer que vão continuar ordenando este tipo de ações é quase uma declaração de guerra", disse Salvador, que afirma que o "Equador respondeu com mecanismos pacíficos" dentro "dos canais do direito interamericano e do direito internacional".

Neste sentido, a chanceler disse que o governo equatoriano recorrerá ao secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza, para que atue imediatamente como "negociador" na aproximação entre os dois países.

Só no caso de o secretário-geral da OEA, dentro das atribuições que possui pela resolução aprovada em 18 de março, não ser capaz de conseguir uma solução, o "Equador recorreria a outras instâncias da própria OEA", disse Salvador.

A ministra qualificou a morte de um cidadão equatoriano, Franklin Aisalia Molina, no ataque ao acampamento das Farc como "um ato ilegítimo dentro de um ato ilegítimo".

Em sua opinião, a confirmação de que uma das vítimas do ataque é equatoriana "agrava" a situação. Sobre as afirmações de militares colombianos de que Aisalia era membro ativo das Farc, Salvador declarou que o fato "precisa ser investigado".

O importante, disse a ministra, é que "em uma ação ilegítima e ilegal contra nosso território um cidadão equatoriano morreu, o que também é ilegal".

Para a chanceler, para retomar as relações é imprescindível "acabar com este contínuo ataque ao Equador" e com a divulgação de informações "não verificadas".

A Colômbia deveria dar "sinais claros de transparência e seriedade, não com suposições, mas com a verdade", para que se facilite a aproximação entre os dois países, disse a chanceler.

Comentários dos leitores
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Rui Ruz Caputi Caputi (1130) 02/06/2008 21h47
Quero ouvir e ver uma boa explicação sobre a contratação com meu dinheiro pago atravez de meus impostos, da esposa do guerrilheiro a Sra Slongo no ministerio da pesca.
Minha nossa além de sustentar toda essa turma, ainda me arrumam estrangeiros sobre minhas costas, o povo não aguenta tanta desfasatez
4 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Serra calado é REI!!!
Tó fora...
24 opiniões
avalie fechar
FORTALEZA / CE
Estes tucanos são sem sobra de duvidas uns cara de pau com cupim... E a mídia conservadora dando destaque pra esta galera que estão sendo procurados até na suiça e frança isso sim é babado... E a josé serra vem com o papo que é eleitoreiro...!!! Agora até a frança e a suiça são PETISTAS... Se bem que o povo francês quando cismam são bem parecidos com os PETISTAS do Brasil... vão para as ruas e defendem seus interesses sociais... As conquistas, agora já a turma dos demos e p$db é sujo muito sujo e se for levantado o tapete vai sobrar pra mídia conservadora, pra banqueiros, doleiros, sonegadores, traficantes, polícia, prefeituras, estados e vai respingar não vai lambuzar o serra, alkcmim, aécio, yeda, arthur, agripino, fortes, acm junior e a legião menor da base do p$db/demo... 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (140)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página