Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/03/2008 - 01h45

Especialistas da AIEA vão a Bogotá para analisar urânio

Publicidade

da Efe, em Bogotá

A AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica) enviará à Colômbia três especialistas em segurança para que, com as autoridades do país, analise o urânio achado perto de Bogotá, informaram nesta quinta-feira (27) fontes do governo.

A missão viajará para Bogotá na próxima semana, afirmou o Ministério das Relações Exteriores, segundo quem a visita foi acertada pelo embaixador colombiano na Áustria, o general reformado Rosso José Serrano.

A Chancelaria explicou em comunicado que a visita dos especialistas tinha sido solicitada há dez dias em Viena pela vice-ministra de Assuntos Multilaterais, Adriana Mejía.

Em declaração à mesma fonte, Serrano disse que a diplomata foi à cidade sede da AIEA antecipando-se ao acesso das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) ao urânio encontrado.

O embaixador, ex-diretor da polícia nacional, se referiu a um e-mail achado em um dos computadores do ex-porta-voz internacional das Farc, Raúl Reyes --morto em uma operação do Exército colombiano--, o qual falava de uma oferta feita aos rebeldes por traficantes do mineral radioativo.

Segundo este documento, um homem conhecido como Belisario ofereceu às Farc 50 quilos de urânio para que os insurgentes negociassem a carga com algum governo ao preço de US$ 2,5 milhões o quilo.

Ainda de acordo com a Chancelaria, os especialistas da AIEA se reuniram com Serrano em Viena e, em Bogotá, se encontrarão com comandantes da Polícia e do Exército, e com funcionários do Ministério de Minas e Energia.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página