Mundo
28/03/2008 - 13h27

França vê proposta de Uribe como positiva e pede cooperação das Farc

Publicidade

da Efe, em Paris

A França vê como positiva a decisão do presidente colombiano, Álvaro Uribe, de autorizar a libertação de rebeldes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) em troca de reféns em seu poder, e pediu nesta sexta-feira (28) à guerrilha que "aproveite sem demora esta oportunidade".

"A proposta do governo colombiano é importante, a nosso entender, e vai no caminho certo", afirmou o porta-voz adjunto do Ministério de Assuntos Exteriores francês, Frédéric Desagneaux.

Ele reiterou a preocupação da França com o grave estado de saúde da ex-candidata à Presidência colombiana Ingrid Betancourt, que também tem nacionalidade francesa, e é refém da guerrilha desde fevereiro de 2002.

Esta inquietação se baseia nos testemunhos de reféns recém-libertados, em particular o do ex-senador colombiano Luis Eladio Pérez, e as informações recentes das autoridades da Colômbia, que demonstram a gravidade do estado de saúde de alguns reféns, em particular de Betancourt.

Desagneaux assinalou que o estado de saúde e a segurança de Betancourt são de responsabilidade absoluta das Farc, e pediu à guerrilha que faça "de forma urgente" avanços decisivos. "As Farc devem realizar os avanços decisivos esperados; sua responsabilidade está comprometida, e o tempo pressiona", afirmou.

Ontem à noite, Uribe assinou um decreto que autoriza a libertação de guerrilheiros das Farc em troca da libertação das pessoas que a guerrilha mantém como reféns, entre as quais Betancourt.

O presidente assinou esse decreto depois que o defensor público colombiano Vólmar Pérez alertou para a deterioração do estado de saúde de Betancourt que, segundo seu relato, foi atendida no final do mês passado em um centro médico do departamento de Guaviare.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca