Polícia encontra documento sobre cianeto em seita polígama
da Folha Online
Autoridades encontraram um "documento sobre envenenamento com cianeto" durante busca na fazenda da seita polígama do Texas, entre dezenas de documentos apreendidos após uma semana de buscas.
A lista de 80 páginas sobre os bens e documentos apreendidos não afirmava se os membros da seita pretendiam usar cianeto. Mas a lista não explicava o documento e a porta-voz do Departamento de Segurança Pública Tela Mange disse não ter detalhes sobre o assunto.
| Trent Nelson/AP |
![]() |
| Mulheres e crianças da seita deixam o rancho com policiais e assistentes sociais |
Entre os documentos recolhidos estão registros escolares e médicos, inclusive com o nome da menina de 16 anos cuja ligação a um centro contra violência familiar desencadeou a ação no local.
No entanto, seu nome é idêntico ao de diversas garotas que estavam na fazenda até a chegada da polícia. Na ocasião, a menina ligou afirmando que seu marido de 50 anos a agredia e a estuprava.
Outros itens como computadores, álbuns de fotos, a foto de uma maternidade e diversas cópias do Livro dos Mórmons foram levados pela polícia.
A ação policial em Eldorado começou em 3 de abril. desde então, o Estado assumiu a custódia de 416 crianças suspeitas serem abusadas física e sexualmente.
Outras 139 mulheres deixaram voluntariamente o local, pertencente a um grupo dissidente da Igreja Mórmom, a Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (FLDS, na sigla em inglês).
"Casamento espiritual"
"Existe um padrão dominante, uma prática de doutrinar e desposar meninas menores que aceitam casamentos espirituais com membros adultos da fazenda YFZ (Yearn For Zion) e que acabam sendo abusadas sexualmente", afirmou o investigador Lynn McFadden à Justiça.
"Da mesma forma, meninos menores que moravam na fazenda YFZ, depois de se tornarem adultos, são espiritualmente casados com meninas e se iniciam em relações sexuais com elas, e como resultado eles se transformam em agressores sexuais", disse o investigador.
A igreja é uma seita separada dos mórmons que pratica a poligamia e o casamento com menores.
Autoridades locais afirmaram que a ação começou após serem informados de que a seita casava garotas menores de idade no local, e que havia uma cama em seu tempo onde as garotas eram obrigadas a consumar o casamento imediatamente. Um grande número de adolescentes está grávida, de acordo com os investigadores.
Warren Jeffs, o auto-denominado profeta e líder espiritual da seita, foi acusado em 2005 e em 2006 por forçar menores de idade a casar. Ele foi condenado em setembro de 2007 como cúmplice de estupro.
Leia mais
- Polícia tinha espião em seita poligâmica nos EUA, diz xerife
- EUA retiram 400 de seita polígama que forçava garotas a fazer sexo
- Mais de 200 pessoas são resgatadas de seita poligâmica nos EUA
- Polícia resgata 137 meninas mantidas presas por seita poligâmica
- Líder de seita nos EUA é condenado por forçar menina a se casar
Livraria
- Livros mostram como educar filhos e manter crianças e adolescentes fora de perigo
- Atlas mapeia religiões do mundo e traz panorama contemporâneo de suas influências
Especial


