Mundo
17/04/2008 - 11h40

Papa chega a estádio para celebrar missa com 45 mil pessoas

Publicidade

da Efe, em Washington
da Folha Online

O papa Bento 16, que está nos Estados Unidos para uma viagem de seis dias, chegou nesta quinta-feira às 10h30 (horário de Brasília) ao estádio da equipe de beisebol Washington Nationals para a realização de uma missa com a presença de 45 mil pessoas.

O estádio é o mais moderno dos Estados Unidos, já que foi inaugurado no final de março pelo presidente George W. Bush e para esta ocasião foi instalado um grande altar.

Bento 16 foi recebido na rampa que dá acesso ao estádio pelo arcebispo de Washington, Donald William Wuerl, pelo prefeito da cidade, Adrian M. Fenty, e pelo proprietário do estádio, Theodore Lerner. Depois o papa deu uma volta pelo estádio com o papamóvel para saudar aos fiéis.

As cerca de 45 mil pessoas que participarão desta cerimônia chegaram ao estádio no início da manhã e todos elas tiveram que passar fortes medidas de segurança. Fontes eclesiásticas disseram que receberam milhares de pedidos para entrar no estádio, o que fez com que muitas pessoas ficassem do lado de fora.

As emissoras americanas mostram imagens de fiéis que passaram horas diante do estádio, mesmo sem ingressos, para apenas terem a oportunidade de ver Bento 16 passar.

Agenda

Durante sua viagem ao país, Bento 16 vai celebrar missas em dois estádios, visitar o marco zero [área onde ficavam as torres do World Trade Center destruídas nos atentados de 11 de setembro de 2001], encontrar com representantes de outras religiões e fazer um discurso na Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas).

Jim Bourg/Reuters
Papa Bento 16 acena para a multidão ao chegar ao estádio onde realizará missa
Papa Bento 16 acena para a multidão ao chegar ao estádio onde realizará missa

Nesta quinta-feira, além da missa, o papa também vai se reunir com representantes da Igreja Católica e de outras religiões.

Na sexta-feira (18), Bento 16 embarca para Nova York, onde pronunciará um discurso na Assembléia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Entre as atividades do dia, o papa também terá um encontro ecumênico na igreja de St. Joseph.

No sábado (19), o papa celebra uma missa com os sacerdotes, religiosos e religiosas na Catedral de St. Patrick, almoçará com bispos da arquidiocese e encontrará com jovens e seminaristas.

No domingo (20), último dia da viagem de Bento 16 aos EUA, o papa visitará o marco zero e também vai celebrar uma missa no estádio dos Yankees. Ele embarca para Roma à noite.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca