Mundo
01/05/2008 - 19h25

Imigrantes marcham no 1º de maio dos EUA enquanto candidatos pedem seu voto

da France Presse, em Los Angeles

Grupos pró-imigrantes marcham nesta quinta-feira em Los Angeles e em outras cidades dos Estados Unidos para pedir uma reforma migratória e denunciar as operações de caça aos clandestinos enquanto os pré-candidatos à Casa Branca discursam para tentar conquistar o voto da minoria hispânica.

Segundo os ativistas, as manifestações serão realizadas simultaneamente em vários estados e cidades com importantes comunidades de imigrantes, como Los Angeles, Chicago, Miami e Nova York.

"Com as marchas de hoje, esperamos superar um milhão de pessoas em todo o país", disse à agência de notícias France Presse Javier Rodríguez, presidente da Coalizão 25 de Março, um dos grupos de manifestantes de Los Angeles.

Até agora, as concentrações prévias em diferentes cidades mostram a adesão de poucas milhares de pessoas, esperando pelo começo das manifestações.

O 1º de maio do ano passado reuniu bem menos pessoas que em 2006. Há dois anos, no entanto, quando as marchas foram organizadas pela primeira vez, mais de um milhão de manifestantes foram às ruas para demonstrar apoio aos imigrantes e pedir uma reforma migratória.

Em 2008, as marchas têm a intenção de enviar uma mensagem a outros destinatários.

"O objetivo principal é dizer aos candidatos à presidência que o tema da reforma migratória deve ser discutido com força e clareza em suas campanhas políticas, para alcançar a comunidade hispânica e resolver a legalização de 13 milhões de trabalhadores clandestinos", afirmou Rodríguez.

"Não estamos apoiando ninguém abertamente nestas manifestações, mas acreditamos sim que [o senador por Illinois, Barack] Obama seria o presidente mais acessível dos três para nossa comunidade, sobretudo depois do apoio de Bill Richardson [governador democrata do Novo México, de origem hispânica]", acrescentou.

Pré-candidatos

Os pré-candidatos democratas reiteraram nesta quinta-feira sua intenção de rever as leis de imigração caso sejam eleitos.

O pré-candidato democrata à Presidência Barack Obama reiterou nesta quinta-feira que tentará mudar as leis migratórias se chegar à Casa Branca, e pediu aos imigrantes que votem.

"Dois anos depois [das várias manifestações a favor de uma reforma migratória nos Estados Unidos], os políticos continuam divididos e o desafio continua sem uma solução", afirmou Obama em um comunicado divulgado por seu comando de campanha.

"No aniversário dessas marchas, quero mais uma vez expressar meu compromisso com a reforma migratória integral e dizer que farei tudo que puder para trazer ordem e compaixão a um sistema que hoje já está ultrapassado", diz o texto, escrito em castelhano.

Na manhã desta quinta-feira, sua rival na batalha democrata, a ex-primeira-dama e senadora por Nova York Hillary Clinton, emitiu um comunicado semelhante, reiterando seu compromisso com a reforma migratória.

"Estou comprometida a trabalhar com o Congresso para apresentar um projeto de lei de reforma ampla de imigração ainda nos primeiros 100 dias de minha administração", afirmou Hillary.

O candidato republicano John McCain não se manifestou sobre o tema nesta quinta-feira.

Os termos "ampla reforma" e "reforma integral" são usados nos Estados Unidos para se referir a uma mudança nas leis de imigração que permita a regularização dos cerca de 12 milhões de imigrantes ilegais que vivem atualmente no país, além do controle da imigração clandestina nas fronteiras.

Comentários dos leitores
Cidinha Reis (1) 07/09/2008 21h56
Cidinha Reis (1) 07/09/2008 21h56
Independente de ganhar ou não as eleições presidenciais, Barack Obama já se tornou um fenômeno político que ficará na história, sendo o primeiro negro a disputar a Casa Branca com apoio de um grande partido americano,caso perca ficará claro que os americanos embora tenham percorrido um longo caminho em relação ao racismo, precisam fazer mais progresso nessa área... sem opinião
avalie fechar
Só mais uma "" coisinha "".
Para quem quiser saber mais sobre política é melhor
ler apenas o que foi postado e tirar suas conclusões analisando os fatos.
Quem quiser passar contrariedades é só ler o comentários dos leitores.
Não tem jeito !!!
Nós divagamos sempre.
Quatro coisas são dificeis para o homem lidar:
A Formosura, A Riqueza, A Sabedoria e o Poder.
As duas mais difícieis de se dominar:
O gênio e a língua.
sem opinião
avalie fechar
Luiz Castro (22) 07/09/2008 18h27
Luiz Castro (22) 07/09/2008 18h27
Agora continuando, mais uma vêz o sr. souza se mostra confuso, misturando autodeterminação dos povos com imigrantes apoiando democratas... ta muito confuso roberto, melhor vc nao tentar ficar explicando. Dizer que a vida de um imigrante na américa é fácil e só pra ganhar dinheiro na moleza é não só ser desinformado como também injusto com todos que estão aqui. Eu da minha parte me congratulo com aqueles que trabalham horas e horas diariamente, sete dias por semana, tentando dar uma vida decente para os familiares que ficaram no Brasil. Fácil é se sentar na frente do computador e escrever qualquer bobagem que venha na cabeça. Acorda souza!!! sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1644)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca