Mundo
01/05/2008 - 22h15

Al Jazeera anuncia libertação de seu cinegrafista preso em Guantánamo

da Efe, em Abu Dhabi

A emissora de televisão do Qatar Al Jazeera anunciou nesta quinta-feira que seu cinegrafista sudanês Sami Al Hajj foi posto em liberdade após permanecer preso mais de seis anos na base americana de Guantánamo (Cuba).

A Al Jazeera afirmou que Sami foi libertado, junto com um marroquino e outros dois sudaneses, e chegará durante a madrugada de sexta-feira à capital sudanesa, Cartum, a bordo de um avião militar americano.

Sua mulher, Asmaa, e seu filho Mohamad, de sete anos, que residem na capital catariana, Doha, durante os últimos seis anos, viajaram esta noite a Cartum para receber o cinegrafista, acompanhados do diretor-geral da cadeia Al Jazeera, Waddah Janfar.

A televisão não especificou detalhes sobre a libertação de Al Hajj, embora tenha lembrado que "ele permaneceu em Guantánamo sem acusações nem julgamento", e assinalou que assim que chegar a Cartum será internado em um centro médico devido a seu frágil estado de saúde, já que "estava há 16 meses em greve de fome".

O câmera da Al Jazeera foi capturado no final de 2001 na fronteira entre Afeganistão e Paquistão, e foi entregue posteriormente aos Estados Unidos, que o transferiu a Guantánamo em junho de 2002.

A Al Jazeera, uma das televisões mais assistidas no mundo árabe, comemorou a libertação de Al Hajj, e expressou sua esperança de que o jornalista Taysir Aloni, condenado à prisão na Espanha por colaboração com a Al Qaeda, "seja posto em liberdade".

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca