Acusado de pedofilia é preso nos Estados Unidos
da Efe, em Paris
Dois dias após a Interpol (polícia internacional) pedir ajuda para identificar e localizar um homem acusado de abusar sexualmente de crianças, o suspeito foi detido em seu apartamento em Union City (Nova Jersey, EUA) por volta da meia-noite da última quarta, informou a instituição em um comunicado.
O acusado é Wayne Nelson Corliss, 57. Segundo a Interpol, ele confessou os crimes ao ser interrogado pela polícia. A detenção aconteceu com base em informações fornecidas por três pessoas pela internet à sede de Interpol, em Lyon (sudeste da França).
"Há dois dias, a nacionalidade, identidade e localização deste homem eram totalmente desconhecidas", afirmou o secretário-geral da Interpol, Ronald Noble.
Ele afirmou que uma série de fotografias nas quais o suspeito aparecia abusando sexualmente de crianças --divulgadas na internet-- era a única coisa que a instituição tinha até pouco tempo, junto com a "confiança de que o público e as forças policiais do mundo responderiam novamente ao pedido de ajuda da organização".
O suspeito aparecia em cerca de cem imagens de uma série de 800, que acredita-se que tenham sido tiradas no Sudeste Asiático, e que mostravam o abuso sexual de ao menos três crianças com idades entre seis e dez anos.
As primeiras imagens do homem foram descobertas pela polícia na Noruega, em março de 2006. Ao pedir a ajuda dos cidadãos, a Interpol divulgou em seu site uma série de fotografias do suspeito.
O site da organização recebeu quase 250 mil visitas nas primeiras 24 horas, após o pedido de ajuda, ou seja, um número que ultrapassa dez vezes a média diária, informa a nota.
O secretário-geral da Interpol elogiou os responsáveis americanos de Imigração e Alfândega pela atuação de seus agentes, e agradeceu ao público e aos meios de comunicação por sua contribuição.
"Está claro que, sem a sua ajuda, nunca teríamos conseguido identificar, localizar e prender nenhum dos alvos das operações IDent (como se chamava a iniciada há dois dias), e Vico (organizada no ano passado)", disse.
Leia Mais
- Interpol lança apelo global para identificar pedófilo
- PF traça perfil de pedófilo na internet
- CPI encontra pedofilia em cem álbuns do Orkut
Especial

