Mundo
09/05/2008 - 12h07

Hillary recebe apoio de internautas para continuar na corrida

Publicidade

Colaboração para a Folha Online

Enquanto aumentam as pressões para que Hillary Clinton, a pré-candidata democrata à Casa Branca, desista da corrida pela nomeação, seu site de campanha recebe inúmeras mensagens de apoio dos seus eleitores pedindo para que ela resista até o fim.

"Obrigada Hillary por não se render. Não escute o que estão te pedindo. Nós não vamos te abandonar", escreve um de seus apoiadores em um e-mail no site de campanha da senadora. "Hillary não é uma desertora", defende outro.

A onda de e-mails é uma boa notícia para Hillary em meio a um mau momento de sua campanha. Diante de uma vitória apertada em Indiana (51% contra 49%) e uma derrota ampla na Carolina do Norte (42% contra 56%), Hillary está cada vez mais longe da nomeação enquanto a equipe de seu rival, Barack Obama, afirma que vai declarar vitória em 20 de maio e que a corrida acabou.

"Os adversários são terrivelmente duros com nossa candidata, todas as vezes é a mesma coisa. Não tem apoio suficiente, não alcança o dinheiro arrecadado por outros. Já ouvimos isso antes", comenta um dos eleitores internautas da ex-primeira-dama.

6mai.08Jeff Haynes /Reuters
Simpatizantes de Hillary aguardam discurso da pré-candidata
Simpatizantes de Hillary aguardam discurso da pré-candidata

A imprensa de Nova York, Estado por onde Hillary é senadora, sugere que ela não está nem perto de abandonar a disputa, apesar de afirmarem que ela deveria fazê-lo, pelo bem do partido.

"É provável que Clinton lute até o final, é tenaz e decidida. Mas uma coisa é certa; Obama já tem a nomeação democrata", escreve o "New York Post", em seu editorial.

Em um comentário enviado ao jornal norte-americano "The Washington Post", os eleitores mostram não mostram tanto entusiasmo pela senadora. "Votei nela, mas [sua campanha] está terminada. É hora de passar a outra coisa", escreveu um simpatizante.

"Hillary, pelo bem de nosso partido e de nosso país, mostre um pouco de classe e apóie o senador Obama", escreveu outro internauta.

"Não há como voltar atrás, não se entregue. Aqui estamos por Hillary, digam o que digam", escreve um deles. "É um exemplo para toas as mulheres. Deveria ser nossa próxima presidente. Não deixe que te joguem de lado, Hillary", afirma entusiasmado um dos muitos eleitores que parecem estar com Hillary até o fim.

No site do jornal "USA Today", um internauta escreveu: "Se Obama ganhar a nomeação, isso irá dividir o Partido Democrata. Todos nós, apoiadores de Hillary, nunca votaremos em Obama". É mais um sinal de que há ainda um longo caminho para os democratas até a eleição geral, em 4 de novembro.

Com France Presse

Comentários dos leitores
Luciano Edler Suzart (34) 09/10/2009 10h20
Luciano Edler Suzart (34) 09/10/2009 10h20
A situação é periclitante, se antigamente se concedia o Nobel da Paz a quem de algum modo, plantava a paz no mundo, hoje (dada a escassez de boa fé geral) se concede o prémio a quem não faz a guerra... Como diria o sábio Maluf: "Antes de entrar queria fazer o bem, depois que entei, o máximo que conseguí foi evitar o mal"
Só assim pra se justificar esse Nobel a Obama, ou podemos ver como um estímulo preventivo a que não use da força bélica que lhe está disponível contra novos "Afeganistões" do mundo.
sem opinião
avalie fechar
honório Tonial (2) 16/05/2009 21h47
honório Tonial (2) 16/05/2009 21h47
Considero ecelente vosso noticiario. Obrigado, aos 83 anos de mnha vida, 5 opiniões
avalie fechar
Marcello Sokal (73) 07/02/2009 12h01
Marcello Sokal (73) 07/02/2009 12h01
Óbvio que não poderiam aceitar,pois não teriam respostas claras para as legítimas questões do presidente iraniano,esse sim um verdadeiro estadista que sabe da verdade dos fatos e não tem receio de buscar responsabilizar os culpados. A política imperialista norte-americana é velha conhecida mas pessoas convenientemente "esquecem" disso - não respeitam a soberania das nações e se arvoram em ser os "defensores da liberdade" - é o país que mais se envolveu em guerras,revoluções,invasões e intervenções da história da humanidade.A única nação que já bombardeou outro país (na verdade cidades,repletas de civis inocentes) utilizando armas nucleares. O apoio norte-americano a Israel é uma vergonha, apoiando todo tipo de atrocidade possível,dando carta branca e fornecendo armas de alta tecnologia.
Em resumo: o grande vilão nisso tudo não é o Irã....mas tem tolo que prefere não ver influenciado pelo mentiroso american-way-of-life,lamentável.
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2849)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca