Mundo
13/05/2008 - 01h45

Japão oferece ajuda a vítimas de terremoto na China

Publicidade

da Efe, em Tóquio

O Japão ofereceu nesta terça-feira o envio de ajuda humanitária de emergência às vítimas do terremoto que sacudiu na segunda-feira a província sudoeste chinesa de Sichuan, deixando pelo menos 10 mil mortos.

"A China é nosso vizinho e está sofrendo um dano significativo, portanto queremos fazer por eles tudo que pudermos", disse hoje o ministro de Relações Exteriores japonês, Masahiko Komura, segundo a agência local de notícias Kyodo.

"Vamos ver o que nos pedem, porque há países que preferem fazer as coisas por conta própria. Nós estaremos dispostos a responder em qualquer momento", acrescentou.

O governo japonês já preparou o envio de material de emergência, equipes de especialistas médicos e de resgate, helicópteros e reservas de água, além de alimentos e cobertores, segundo a Kyodo.

O primeiro-ministro do Japão, Yasuo Fukuda, enviou na segunda uma mensagem de apoio por meio da Embaixada chinesa no Japão e reiterou que seu governo "está preparado para ajudar caso seja necessário".

O terremoto de ontem, de 7,9 graus na escala Richter, afetou várias empresas japonesas que possuem instalações na província de Sichuan.

Algumas delas, como a Toyota e a Hitachi, foram obrigadas a paralisar sua produção de maneira temporária, segundo informa hoje o jornal econômico Nikkei.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca