Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2008 - 02h01

Câmara rejeita designação de novo premiê haitiano

Publicidade

da France Presse, em Porto Príncipe

A Câmara dos Deputados haitiana rejeitou nesta segunda-feira o nome de Eric Pierre, indicado pelo presidente René Preval para ocupar o cargo de primeiro-ministro do país, impedindo assim a formação de um novo governo.

Os deputados derrubaram a indicação com 51 votos contra, 35 a favor e 9 abstenções. Pierre foi designado para premiê no dia 27 de abril.

"É um fracasso pessoal para o presidente da República. Não soube criar a maioria necessária para ratificar seu primeiro-ministro", declarou após a votação o deputado Saurel Jacinthe, do partido Fusion, que votou por Pierre.

Nomeado por Préval enquanto o Haiti era sacudido pelos chamados "distúrbios da fome", Pierre deveria ocupar o lugar de Jacques-Edouard Alexis, que renunciou.

O nome de Pierre tinha obtido o aval do Senado, em 7 de maio passado.

Eric Pierre --considerado um homem próximo a Préval-- foi o represente do Haiti no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) durante 10 anos. Ele foi indicado como premiê no primeiro mandato de Préval (1996-2002), mas o Parlamento rejeitou sua nomeação

A designação de Pierre ocorreu em abril, após uma etapa de instabilidade política surgida no começo do mês e que se traduziu em uma série de violentos protestos da população contra os altos preços de comida no país mais pobre da América.

Nos protestos morreram seis pessoas, entre elas um policial nigeriano da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) e que desembocaram em uma bem-sucedida moção de censura de Alexis no Senado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página