Mundo
17/05/2008 - 12h21

Huckabee pede desculpas por comentário irônico sobre Barack Obama

da Folha Online

O ex-pré-candidato republicano Mike Huckabee se desculpou por ter afirmado nesta sexta-feira (16), ao comentar sobre um barulho ouvido durante seu discurso na National Rifle Association, que deveria ser o pré-candidato democrata Barack Obama se atirando ao chão porque alguém apontou uma arma a ele.

Ao ouvir o barulho que interrompeu seu discurso, Huckabee afirmou: "Esse era Barack Obama. Ele acabou de cair da cadeira. Ele estava se preparando para fazer um discurso e alguém apontou uma arma para ele e ele... se atirou ao chão".

10.fev.08 - AP
Ex-pré-candidato republicano Mike Huckabee satiriza Barack Obama
Ex-pré-candidato republicano Mike Huckabee satiriza Barack Obama

Após o comentário, houve um pequeno murmúrio no público. O comitê do senador democrata não comentou o ocorrido.

Mais tarde, na mesma sexta-feira, Huckabee lançou um comunicado dizendo: "Durante meu discurso na National Rifle Association um barulho alto, que parecia o som de uma cadeira caindo, distraiu o público e interrompeu meu discurso. Fiz uma observação de improviso que não teve, de maneira nenhuma, intenção de ofender ou menosprezar o senador Obama. Eu peço desculpas se meus comentários foram ofensivos, nunca foi minha intenção".

A segurança de Obama tem sido um assunto sensível neste ano, quando se completa 40 anos dos assassinatos dos líderes de direitos civis Martin Luther King e o senador Robert F. Kennedy, que estava concorrendo à nomeação democrata como um candidato contrário à Guerra do Vietnã em 1968 quando foi assassinado.

Huckabee venceu o "caucus" de Iowa e outras sete primárias republicanas antes de desistir da disputa. Ele saiu da corrida pela nomeação quando o agora provável candidato John McCain obteve uma série de vitórias sucessivas e passou a liderar a disputa por uma grande diferença de delegados.

Com Associated Press

Comentários dos leitores
Manoel De Castro (1) 24/07/2008 13h59
Manoel De Castro (1) 24/07/2008 13h59
MANAUS / AM
O Atual presidente dos EUA, Mr. George W.Bush, Vem sofrendo uma errada reprovação por suas Decisões, Ele busca a Proteção de sua Nação e de seus Alidos, e de Nações Amigas, Ele é um homem Decido, isto nao significa que todos devem Aprova-lo. Esta fazendo de tudo para Eleger Mr. Jonh McCain, Vamos ver o outro Candidato, quer Tirar a Tropa Americado do Centro do Terrorismo hoje, Imaginem A retirada, onde ficariam os Terrorista que Explodem o seu Próprio Povo. Será que também se retirariam do Iraque. De vez se querer Tirar as tropas que ajudamna segurança do Iraque, Por que O Candidato Democrata não Tenta tirar Os terrorista do Iraque. sem opinião
avalie fechar
Rogério Athayde (112) 24/07/2008 12h55
Rogério Athayde (112) 24/07/2008 12h55
CURITIBA / PR
O candidado Barack Obama deve se ater a sua campanha política dentro do seu País e não se atirar muito no Oriente Médio onde a questão lá é muito mais complexa que ele possa imaginar. Até hoje os EUA nunca conseguiram intermediar um acordo de paz eficiente naquela região, pois os Palestinos não abrem mão de seu território, e diga-se de passagem, uma luta justa. O que não se justifica é tamanha violência na luta pelo que lhe é de direito, pois milhares de inocentes morrem sem ao menos opinar sobre o assunto. O candidato em questão ainda não é Presidente americano, ele poderá ser ou não ser, portanto, ele que faça a sua campanha onde deve fazer e não lá no Oriente Médio, arriscando até sua própria vida. A crise da maioria compacta já está implantada no mundo e não será ele que irá mudar isso. Para que Israel e Palestina façam as pazes, é necessário empenho do mundo todo e não apenas dos norte americanos. O que aconteceu no Iraque p. exemplo, e ainda está acontecendo, é a mais alta falta de competência para acordo de Paz. Invadir um País sob pretexto de se buscar armas químicas foi uma loucura tão grande quanto a 2ª Guerra Mundial. O mundo ficou perplexo com tal atitude norte americana, ou alguém tem a coragem de dizer que isso foi correto? Aqui na América do Sul, a invasão da Colômbia num pequeno espaço do Equador já deu a maior confa, agora imagine o que aconteceu no Iraque? Chegará um dia em que o poder do dinheiro destruirá a humanidade, inclusive eles. sem opinião
avalie fechar
Gustavo Pereira (38) 24/07/2008 10h44
Gustavo Pereira (38) 24/07/2008 10h44
Antes de mudar de topico, gostaria de colocar mais uma mensagem a respeito do problema com as pesquisas eleitorais aqui nos EUA, devido ao numero de disparates entre algumas pesquisas estaduais eleitorais divulgadas nas ultimas semanas. Salvo quando um verdadeiro escandalo eh revelado, pesquisas eleitorais tendem a ser relativamente estaveis. Mudancas de opiniao normalmente ocorrem de forma gradual e progressiva. Entretanto, as pesquisas em alguns Estados tem demonstrado supostas volatilidades que sao evidentemente absurdas. Vou citar dois exemplos recentes em Missouri e Ohio. Ambos os Estados tem notoriedade por serem extremamente competitivos e os vencedores nesses Estados geralmente ganham por margens bem pequenas. Contudo, dois Institutos realizaram pequisas em Ohio e em Missouri na mesma semana. No Missouri um dizia que McCain tinha uma vantagem de 5% sobre Obama, enquanto que o outro Instituto apontava o mesmo numero, mas no sentido reverso. Nessa semana, uma pesquisa revelou Obama com uma vantagem de 8%, no dia seguinte outra pesquisa dizia que McCain tinha uma vantagem de 10%. Isso eh uma aberracao causada, provavelmente, por essas formulas caseiras que mencionei antes. Logo, eh melhor redobrar-se a cautela quanto a criar-se qualquer expectiva do que acontecera nesses Estados chave. sem opinião
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (1392)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca