Mundo
19/05/2008 - 12h01

Presidente egípcio encontra ministro de Israel para discutir trégua com Hamas

Colaboração para a Folha Online

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, se reunirá nesta segunda-feira com o ministro da Defesa israelense, Ehud Barak, a quem apresentará uma oferta de trégua com o grupo radical islâmico Hamas na faixa de Gaza.

A reunião entre Mubarak e Barak é considerada fundamental para pôr fim ao enfrentamento entre Israel e o Hamas, que aceitou a proposta egípcia de um cessar-fogo de seis meses em troca da suspensão do bloqueio contra Gaza.

Além disso, Barak se reunirá em Sharm el Sheikh, onde está sendo realizado o Fórum Econômico Mundial para o Oriente Médio, com o negociador egípcio para temas palestinos, Omar Suleiman.

Suleiman afirmou no domingo ao líder pacifista israelense Yossi Beilin que só falta a aprovação de Barak para que a trégua seja concretizada.

Negociações

Enquanto isso, uma delegação do Hamas partiu em direção ao Egito para participar da rodada final das negociações com a mediação do governo egípcio.

O ex-ministro de Exteriores da Autoridade Nacional Palestina (ANP) Mahmoud Zahar e o chefe do grupo parlamentar do Hamas se reunirão com líderes do Hamas no exílio, encabeçados por Moussa abu Marzook, e com Suleiman.

O Hamas quer que Israel suspenda seu bloqueio contra Gaza e reabra as passagens fronteiriças, especialmente o de Rafah, na fronteira com o Egito.

Israel exige que o grupo islâmico interrompa seus ataques com foguetes de Gaza e o contrabando de armas com o Egito, além de pedir avanços nas negociações para a libertação do soldado israelense Gilad Shalit, detido por milícias palestinas desde junho de 2006.

França

Após reportagem do jornal "Le Figaro", o ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, admitiu que seu país retomou "contatos" com o Hamas.

"Seria difícil invalidar esta afirmação", disse Kouchner ao ser questionado sobre as informações revelada na edição desta segunda-feira do jornal Le Figaro. "Mas não são relações, são contatos. Não somos os únicos a mantê-los e não estamos encarregados de nenhuma negociação", acrescentou.

O Hamas confirmou que manteve contato com várias fontes européias, incluindo a França.

"Confirmamos a existência de contatos entre o movimento e numerosas partes européias, incluindo autoridades francesas, como disse o ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner", disse o porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri.

Zuhri afirmou que os contatos significam que a Europa percebe que "a política para isolar e boicotar o Hamas tem sido equivocada". Israel, que considera o grupo uma organização terrorista, minimizou a importância das conversas.

Com Efe e France Presse

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca