Chanceler venezuelano denuncia violação de espaço aéreo por avião dos EUA
Colaboração para a Folha Online
O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou nesta segunda-feira que um avião de guerra dos EUA violou no sábado passado (17) o espaço aéreo do país. Maduro convocou o embaixador americano na Venezuela, Patrick Duddy, para dar explicações sobre o incidente em uma reunião.
Em entrevista coletiva conjunta com o ministro da Defesa Gustavo Rangel Gómez, o chanceler revelou que durante sua reunião com Duddy, prevista para amanhã, também lhe pedirá explicações sobre a posição de altos funcionários de seu país a respeito da Venezuela.
"No sábado 17 (de maio) às 8h40 da noite (10h20 em Brasília) nosso sistema de defesa registrou sobre nosso espaço aéreo, especificamente sobre a ilha de Orchila (norte), um avião militar dos EUA", afirmou Gómez durante a entrevista.
O porta-voz da embaixada norte-americana,Robin Holzhauer, afirmou que os EUA estão buscando "qualquer incursão acidental no espaço aéreo da Venezuela", segundo informações da rede CNN de televisão.
Os oficiais venezuelanos também afirmaram que estão preocupados com uma suposta incursão de tropas colombianas no país. O ministro da Defesa colombiano negou que as tropas de seu país tenham cruzado a fronteira em algum momento.
De acordo com informações do governo venezuelano, cerca de 60 militares colombianos foram retirados do Estado de Apure neste fim de semana. Uma nota oficial do Ministério das Relações Exteriores da Venezuela afirmou considerar o ato "uma provocação".
No sábado (17), o presidente colombiano, Álvaro Uribe, afirmou que pedirá "desculpas" se a incursão for comprovada e disse garantir que o caso será investigado.
Com agências internacionais
Leia mais
- Ministro diz que Venezuela tem provas de incursão colombiana
- Guerrilheira das Farc se entrega ao governo colombiano
- Governo colombiano nega incursão militar na Venezuela
- Colômbia diz apreender fuzis com escudo venezuelano na fronteira
Especial

