Soldados chineses removem 80 mil de áreas de risco de inundação
da Folha Online
Cerca de 80 mil pessoas foram removidas nesta terça-feira de áreas vulneráveis a uma possível inundação caso se rompa uma represa criada com o terremoto do dia 12. Os militares também se esforçam para drenar a água antes que ela inunde um vale.
A ameaça de inundação criada por dezenas de lagos formados atrás de barreiras de lama, pedras e escombros que se formaram em partes da zona do desastre gera uma nova preocupação aos milhões de sobreviventes.
| Zhu Wei/AP |
![]() |
| Em imagem fornecida pela Xinhua, o lago Tangjiashan, formado por deslizamentos criados com tremor que matou mais de 67 mil |
Mais de 30 vilas foram esvaziadas e as pessoas estão sendo enviadas a campos como o visitado por um repórter da agência Associated Press nos arredores de Jiangyou, onde 12 a 15 pessoas dividem uma barraca, na encosta de uma montanha com vista para um rio.
"Nos disseram até agora que este é o lugar mais seguro para ficarmos se a represa do lago se romper", disse Liu Yuhua, cuja vila de Huangshi é uma das esvaziadas. "Mas teremos de nos mover montanha acima se a situação ficar pior."
Nesta terça-feira, tropas do Exército usaram explosivos para explodir pedaços de troncos que impedem o trabalho de escavadeiras, levadas pelo governo de helicóptero ao recém formado lago Tangjiashan, perto da cidade de Beichuan, de acordo com a agência oficial de notícias Xinhua.
O terremoto de 7,9 graus que atingiu a montanhosa Província de Sichuan no dia 12, causou o deslocamento de uma massa de pedras e lama vale abaixo, a cerca de 2 km acima da cidade, em um local sem acesso por estradas, contendo a água de um rio que agora forma um lago.
Drenagem
Em outros locais da região, trabalhadores também usaram explosivos para demolir alguns prédios condenados pelo terremoto --mais um sinal de que as autoridades interromperam os serviços de resgate em alguns locais.
| Zhu Wei/AP |
![]() |
| Funcionários chineses trabalham para criar canal de drenagem do lago Tangjiashan |
Até o momento, 67.183 mortes foram confirmadas, e outras 20.790 pessoas ainda estão desaparecidas, segundo o governo, o que deve fazer o número de mortos chegar a 80 mil.
Tremores secundários continuam a abalar a região, causando mais danos e ferimentos e aumentando ainda mais o trauma dos sobreviventes. Dois tremores nesta terça-feira fizeram mais de 420 mil casas desabarem no Condado de Qingchuan, segundo a Xinhua. Cerca de 63 pessoas ficara, feridas, incluindo seis em estado grave.
Em transmissão ao vivo, a TV estatal mostrou o trabalho para cavar um canal de 180 metros para drenar a água do lago Tangjiashan. "Estamos preparados para nos livrar das árvores através do corte e de explosões. depois, a segunda parte do equipamentos irá ser trazida", afirmou Liu Ning, engenheiro-chefe do Ministério de Recursos Hídricos, citado pela CCTV.
Urgência
Nos terrenos mais baixos, funcionários do governo removiam as pessoas do caminho de uma possível inundação. A Xinhua afirmou que o governo seguiu trabalhando noite adentro para retirar cerca de 80 mil pessoas. Outro grupo de 80 mil já havia sido removido do vale, segundo a agência.
No lago Tangjiashan, centenas de militares trabalhavam contra o relógio para cavar o canal de drenagem antes que a água atinja o topo da barreira de lama. As autoridades temem que a barreira possa ceder caso a água comece a passar pelo topo e cair do outro lado, lançando uma torrente vale abaixo.
| Arte Folha Online |
![]() |
O lago contém atualmente 139 milhões de metros cúbicos de água e sobe cerca de um metro a cada 24 horas, segundo a Xinhua.
Tangjiashan é o maior de cerca de 35 lagos criados por rios bloqueados na zona do tremor. Algumas inundações já cobriram vilas inteiras, mas Tangjiashan é o único lago que oferece a ameaça de outra grande catástrofe.
Aumentando a urgência, tempestades estão previstas para a região de Sichuan ao longo desta semana --uma prévia da estação de chuvas que responde por mais de 70% dos 60 cm de água que caem na área por ano.
Represas construídas na região também foram danificadas pelo tremor, mas as autoridades afirmam que elas não oferecem grandes ameaças.
Com Associated Press
Leia Mais
- Número de mortos por tremor na China ultrapassa 67 mil
- China pede equipamentos para região devastada por terremoto
- China cria exceção na política do filho único para afetados por tremor
- China foca na reconstrução das áreas destruídas; mortos passam de 65 mil
Livraria da Folha
- Entenda a importância da água e as conseqüências de seu mau uso
- Livros mapeiam a água, recurso mais precioso do planeta
Especial




