Mundo
05/06/2008 - 01h12

Zawahiri convoca palestinos de Gaza a multiplicar atentados

Publicidade

da Folha Online

O número dois da rede terrorista Al Qaeda, Ayman al Zawahiri, convocou os palestinos da Faixa de Gaza a multiplicar seus ataques contra Israel, em uma mensagem divulgada nesta quinta-feira na internet.

"Não desistam... Aumentem os atentados de mártires (suicidas), o número de foguetes que lançam e as emboscadas. Não há mais solução", disse Zawahiri na mensagem divulgada em um site islâmico por ocasião do 5 de junho, aniversário do início da Guerra dos Seis Dias (1967), entre Israel e os países árabes.

"Aos que tentam desesperá-los, digam (...) que os Estados Unidos estão sendo derrotados por nossos irmãos no Iraque e no Afeganistão. Não devemos perder a esperança", declara Zawahiri na mensagem "Por ocasião de um revés".

O termo "revés" é utilizado pelos árabes para designar a derrota das forças egípcias, jordanianas e sírias na Guerra dos Seis Dias, na qual o Estado hebreu ocupou Cisjordânia, Gaza, as colinas de Golã e o Sinai.

O Sinai foi restituído ao Egito após os acordos de Camp David, em 1978, e Israel se retirou da Faixa de Gaza em 2005.

Em março, uma gravação atribuída a Zawahiri incentivava os muçulmanos de todo o mundo a atacarem alvos dos Estados Unidos e de Israel, em resposta às recentes operações israelenses na faixa de Gaza.

"As manifestações não são suficientes. Muçulmanos, hoje é seu dia, batam nos interesses de judeus e americanos, e daqueles que participaram do ataque contra muçulmanos", diz Zawahiri na gravação.

"Vigiem os alvos, recolham dinheiro, preparem as equipes, planejem com precisão e depois, com confiança em Deus, ataquem, buscando o martírio e o paraíso", acrescenta, em mensagem que critica quase exclusivamente os ataques israelenses à faixa de Gaza e a publicação das charges de Maomé na Europa.

Na gravação, Zawahiri diz que os ataques contra alvos de Israel e dos EUA não devem se limitar a Israel e aos territórios palestinos.

"Hoje não há justificativa para quem diga que só deveríamos lutar contra os judeus na Palestina. Vamos atacar seus interesses em todas as partes, assim como eles se unem contra nós de qualquer lugar", diz Zawahiri, referindo-se à publicação das charges do profeta em jornais dinamarqueses.

Com France Presse e Efe

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca