Mundo
07/06/2008 - 01h18

Lago formado por terremoto é esvaziado de forma controlada na China

da Efe, em Pequim

O lago Tangjiashan, formado após o terremoto do dia 12 de maio na China, começou a ser esvaziado neste sábado através de uma eclusa de embarque construída no dique, informou a imprensa oficial do país.

Cerca de cem soldados da Polícia Marinha chinesa trabalharam horas antes do transbordamento na parte superior do dique para aumentar a abertura da eclusa.

Arte Folha Online

O fluxo de água é "rápido, estável e aumenta gradualmente", informou a agência Xinhua, que assinalou que o processo é vigiado com monitores e via satélite.

O Tangjiashan se formou quando escombros e rochas bloquearam o leito do rio Jianjiang, e as chuvas dos últimos dias fizeram com que o nível do lago aumentasse até ameaçar transbordar e causar inundações.

Os especialistas decidiram não usar explosivos para destruir o dique, como em outros casos.

Em lugar disso decidiram esperar para que a água subisse e se transbordasse de forma mais controlada através de uma eclusa artificial.

O risco de transbordamento do lago forçou a retirada de mais de 250 mil pessoas da região.

No fim de semana passado, tropas do Exército extraíram mais de 135 mil metros cúbicos de terra e rochas para completar a construção de um canal com o objetivo de drenar o lago Tangjiashan.

O tremor, de 7,9 graus na escala Richter, já deixou 69.130 mortos e 17.824 pessoas ainda continuam desaparecidas.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca