Saiba o que os candidatos à Casa Branca pensam sobre Guantánamo
Colaboração para a Folha Online
O Supremo Tribunal de Justiça dos Estados Unidos reconheceu nesta quinta-feira o direito constitucional de detentos da base militar de Guantánamo, em Cuba, recorrerem por sua liberdade em cortes civis federais.
A Corte decidiu que a base de Guantánamo funciona como um território americano apesar de estar em solo cubano, e, por isso, a Constituição dos EUA deve ser aplicada aos seus presos
Os prováveis candidatos presidenciais John McCain, republicano, e Barack Obama, democrata, propõem fechar a prisão militar se forem eleitos.
Saiba o que os prováveis candidatos à Presidência pensam sobre Guantánamo:
-Senador republicano John McCain, do Arizona
McCain propõe o fechamento da prisão de Guantánamo e a mudança dos prisioneiros para a prisão militar de Fort Leavenworth, no Kansas. Em 2006, o republicano apoiou o Ato de Comissões Militares assinado pelo presidente George W. Bush, que prevê julgamento militar para alguns presos e permite o uso de informações obtidas sob tortura.
-Senador democrata Barack Obama, de Illinois
Obama também apóia o fechamento da prisão, mas se opõe ao Ato de Comissões Militares e afirma que irá aderir à Convenção de Genebra, que bane o uso da tortura em prisioneiros de guerra.
Com Reuters
Leia Mais
- Próximo presidente melhorará política dos EUA, diz pesquisa global
- McCain faz sucesso no Youtube com gafe sobre veto a cervejas
- Para partido, McCain é o republicano com mais chances entre hispânicos
- Líder líbio chama Obama de "negro com complexo de inferioridade"
- Obama lidera disputa com McCain por seis pontos percentuais
Livraria da Folha
- "A Marcha" narra trilha de morte, destruição, saques e caos na Guerra de Secessão dos EUA
- Livro revela detalhes da participação dos EUA na ditadura militar no Brasil
- Ensaios de Chomsky analisam política externa americana no final do século 20
Especial


Só assim pra se justificar esse Nobel a Obama, ou podemos ver como um estímulo preventivo a que não use da força bélica que lhe está disponível contra novos "Afeganistões" do mundo.
avalie fechar
avalie fechar
Em resumo: o grande vilão nisso tudo não é o Irã....mas tem tolo que prefere não ver influenciado pelo mentiroso american-way-of-life,lamentável.
avalie fechar