Dinamarca firma acordo pela futura independência da Groenlândia
Colaboração para a Folha Online
O primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, e o da Groenlândia, Hans Enoksen, firmaram um acordo nesta sexta-feira (13), que vai aumentar a autonomia do territória da Groenlândia, ainda prevendo sua futura soberania total.
A Groenlândia sofre dominação da Dinamarca desde o século 14.
O acordo será votado em referendo pelos groenlandeses no próximo dia 25 de novembro e deve entrar em vigor em 21 de junho de 2009, dia nacional da Groenlândia.
Se for aprovado, a Groenlândia passará a decidir sobre áreas estratégicas como a jurídica.
A Dinamarca continuaria decidindo apenas sobre política exterior, além de continuar enviando, anualmente, os cerca de 429 milhões de euros (R$ 1,08 bilhão) que são remetidos atualmente.
O acordo prevê, ainda, que a Groenlândia pode se tornar um Estado independente e soberano, caso isso seja decidido em consulta popular (plebiscito ou referendo).
A Groenlândia é a maior ilha do mundo, com 2 milhões de quilômetros quadrados e 56 mil habitantes. Tem importância estratégica geopolítica, por se encontrar no limite entre Oceano Atlântico e Ártico, bem próxima dos Estados Unidos.
Com Efe
Leia Mais
- Erramos: Dinamarca firma acordo pela futura independência da Groenlândia
- Países banhados pelo Ártico discutem posse da região
- Merkel viaja à Groenlândia para discutir mudança climática
- Dinamarca pode aprovar base de radares dos EUA
- Rússia avança na disputa por pólo Norte
Livraria da Folha
- "Guia Visual Europa" descreve atrações de 20 países, com mapas, gráficos e fotos
- Livro desvenda origem dos nomes dos países do mundo inteiro
Especial

