Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/05/2002 - 07h21

Ataque de guerrilha na Caxemira deixa 33 mortos

Publicidade

da Folha Online

Combatentes da guerrilha muçulmana separatista atacaram hoje um ônibus de passageiros e depois um acampamento militar na Caxemira indiana, matando pelo menos 33 pessoas, segundo informações dadas por um porta-voz policial.

Pelo menos 38 pessoas foram feridas na operação, uma das mais espetaculares lançadas pela guerrilha islâmica este ano na Caxemira.

Os dois países disputam o poder do território da Caxemira. Atualmente, dois terços do território estão sob domínio indiano e o restante sob controle do Paquistão e da China. Das três guerras travadas desde a independência (1947), duas delas foram por causa da Caxemira.



A situação entre Índia e Paquistão voltou a ficar tensa depois de um atentado ocorrido no dia 13 de dezembro, quando homens armados com rifles e granadas invadiram o Parlamento da Índia, em Nova Déli.

O incidente deixou 14 mortos, entre eles os cinco terroristas. Nova Déli responsabilizou as guerrilhas islâmicas do Paquistão e preparou uma resistência militar na fronteira com o território paquistanês, pedindo a Islamabad que acabe com os militantes islâmicos.

Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página