Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/05/2002 - 12h12

Ataque com granada deixa 15 feridos na Caxemira

Publicidade

da Folha Online

Ao menos 15 pessoas ficaram feridas hoje quando um suposto militante separatista lançou uma granada em um posto de controle na região da Caxemira indiana, disse a polícia.

Segundo a polícia, militantes lançaram uma granada contra um carro em um posto de segurança na cidade de Soporte, ao norte de Srinagar.

"A granada perdeu o alvo e explodiu na rua, ferindo 14 civis e um membro da força de segurança", disse um porta-voz da polícia.

A Índia e o Paquistão disputam o poder do território da Caxemira. Atualmente, dois terços do território estão sob domínio indiano e o restante sob controle do Paquistão e da China. Das três guerras travadas desde a independência (1947), duas delas foram por causa da Caxemira.

A situação entre Índia e Paquistão voltou a ficar tensa depois de um atentado ocorrido no dia 13 de dezembro, quando homens armados com rifles e granadas invadiram o Parlamento da Índia, em Nova Déli. O incidente deixou 14 mortos, entre eles os cinco terroristas. Nova Déli responsabilizou as guerrilhas islâmicas do Paquistão e preparou uma resistência militar na fronteira com o território paquistanês, pedindo a Islamabad que acabe com os militantes islâmicos.

No dia 14 de maio, supostos rebeldes muçulmanos contrários ao governo da Índia na Caxemira invadiram um campo militar e mataram mais de 30 pessoas, entre elas familiares de soldados. Desde então, houve frequentes combates na fronteira, e ontem o primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpayee, disse aos seus soldados que "é hora da luta decisiva."

O governo militar do Paquistão também disse que não permitiria que a sua parte da Caxemira fosse usada para atividades terroristas.

A Índia, que controla 45% da Caxemira, a considera parte integral de seu território. O Paquistão, que controla um terço, defende que um plebiscito determine a vontade do povo caxemire. À China pertence o restante do território.

Os confrontos causaram inquietação na comunidade internacional, que teme uma guerra, inclusive com a utilização da arma nuclear, entre os dois países do Sudeste Asiático.

Com agências internacionais

Leia mais:
  •  Saiba mais sobre o conflito de 50 anos na Caxemira


  • Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página