Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/05/2002 - 21h36

EUA aconselham cidadãos a evitar viagens à Índia e ao Paquistão

Publicidade

da Folha Online

O governo dos Estados Unidos aconselhou seus cidadãos a evitarem viagens à Índia e ao Paquistão, afirmando que a tensão entre estes dois países pode conduzi-los à guerra.

Em comunicado, o Departamento de Estado, afirma que as tensões na fronteira entre os países "atingiram um nível sério, e os riscos de hostilidades militares intensas entre Índia e Paquistão não podem ser eliminados".

A troca de ameaças entre os governos da Índia e do Paquistão têm preocupado autoridades em todo o mundo, alertas sobre a possibilidade uma guerra nuclear entre os países que disputam o controle da região fronteiriça da Caxemira.

A Índia acusa o Paquistão de apoiar e financiar grupos extremistas islâmicos que lutam pela independência da Caxemira. Desde sua independência e da separação do Paquistão da Índia, em 1947, os dois países já travaram três guerras, duas delas pelo controle da Caxemira.

Folga
Após a intervenção diplomática internacional ter afastado o risco imediato de uma guerra contra o Paquistão, o primeiro-ministro indiano, Atal Behari Vajpaye, viajou hoje para um fim de semana de folga no Himalaia.

Segundo o jornal indiano "Hindustan Times", após uma semana falando grosso com o Paquistão, o governo indiano decidiu dar mais dois meses ao país vizinho para que cumpra a promessa de combater os militantes islâmicos separatistas que agem na Caxemira.

Leia mais:
  •  Conheça os arsenais nucleares da Índia e do Paquistão


  • Leia mais no especial Conflito Índia-Paquistão
     

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página