Cristina Kirchner e Evo Morales discursam sobre libertação de Betancourt
colaboração para a Folha Online
A presidente argentina, Cristina Kirchner, e o colega boliviano, Evo Morales, discursaram nesta quarta-feira sobre a libertação da franco-colombiana Ingrid Betancourt e outros 14 reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Cristina classificou o resgate como uma "vitória da vida e da liberdade".
"Os senhores sabem do meu compromisso com essa causa. É uma vitória da vida e da liberdade, dos valores, talvez os mais importantes em um país onde se perderam tantas vidas", declarou a governante durante ato público realizado em uma fábrica.
A chefe de Estado argentina cumprimentou a mãe da ex-candidata, Yolanda Pulecio, e a própria Betancourt, que foi resgatada hoje sã e salva por parte do Exército colombiano, segundo anunciou nesta quarta o ministro da Defesa de Bogotá, Juan Manuel Santos.
Morales afirmou que a libertação da franco-colombiana é "importantíssima para o alcance da paz e os acordos entre as Farc e o governo colombiano".
Em entrevista coletiva no Palácio do Governo, Morales atribuiu o resgate a um suposto acordo entre a guerrilha das Farc e o Executivo de Álvaro Uribe.
"É a mostra clara das Farc que libertam os detidos", disse Morales, que acrescentou: "Ótimo que (a libertação) aconteça mediante o devido diálogo".
"Não estamos em tempos de lutas armadas e menos ainda de lutas tachadas como terroristas, mas de lutas democráticas (...) que libertam os povos, que libertam a América Latina", acrescentou o presidente.
Segundo o ministro da Defesa da Colômbia, Juan Manuel Santos, o resgate não foi fruto de diálogo, mas da infiltração do Exército colombiano nas Farc para libertar os reféns.
Com Efe
Leia mais
- Exército colombiano detalha operação de resgate de Betancourt
- Libertação de Betancourt deve influenciar referendo na Colômbia
- Leia cronologia do seqüestro de Ingrid Betancourt
- Colômbia afirma ter resgatado Betancourt e americanos reféns das Farc
- Saiba mais sobre Ingrid Betancourt
- Navegue no melhor roteiro de cultura e diversão da internet
Livraria da Folha
- Agente que viveu infiltrado apresenta perspectiva única do terrorismo
- Ensaios de Chomsky analisam política externa americana no final do século 20
- Leia capítulo de "Folha Explica a Violência Urbana"
Especial


avalie fechar
avalie fechar
Nem precisava tanta grana.
Quem pode entregar os "cabeças" das Farc, é só gente interna mesmo.
Por dinheiro, que a verdadeira ideologia deles, esses "guerilheiros", fazem qualquer coisa.
Como já mostraram antes que são capazes, cortando até as maos de um líder da guerilha, para comprovar sua eliminação.
Uma fração do oferecido, teria sido mais do que sufiente...
avalie fechar