Israel permite a entrada de cem caminhões em Gaza
da Efe, em Gaza
Israel permitiu nesta segunda-feira a entrada de cerca de cem caminhões em Gaza pela primeira vez desde que impôs, há mais de um ano, um bloqueio à região, suavizado por uma trégua com as milícias palestinas iniciada no dia 19 de junho.
Os veículos, carregados com alimentos, remédios, cimento, material de limpeza e outros bens de primeira necessidade, atravessaram hoje o posto fronteiriço de Sufa, no sul de Gaza, conforme informaram fontes do movimento islâmico Hamas, que controla a faixa de Gaza.
| Arte Folha Online |
![]() |
Antes de Israel fechar os acessos, costumavam entrar nesse território palestino entre 400 e 500 caminhões por dia, número que caiu para entre 50 e 70 desde junho de 2007, quando o Hamas assumiu o controle da região e expulsou as forças leais ao presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmoud Abbas.
Desde o início da trégua, a entrada de produtos à faixa aumentou 34%, informou hoje à agência Efe o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha) da ONU em Gaza.
O porta-voz do Hamas, Sami Abu Zuhri, acusou hoje Israel de não abrir de forma suficiente as passagens. "As passagens fronteiriças foram abertas em um grau menor que antes da trégua e a quantidade de produtos que entra em Gaza é menor, o que reflete o desejo da ocupação (israelense) de usar as condições do acordo para extorquir o Hamas", afirmou Zuhri em comunicado.
Israel, por sua parte, advertiu que não levantará completamente o bloqueio até que o Hamas liberte Gilad Shalit, soldado israelense capturado em junho de 2006.
Amanhã, uma delegação do Hamas irá ao Cairo para discutir com funcionários do Egito, país que intermediou o cessar-fogo, a reabertura da passagem de Rafah, que conecta os dois territórios.
Leia mais
- Hamas anuncia suspensão de negociação com Israel sobre refém
- Israel mantém fronteiras fechadas; Egito libera passagem de Rafah
- Egito vai abrir fronteira com Gaza por dois dias
- Israel reabre as passagens fronteiriças com a faixa de Gaza
Livraria da Folha
- Entenda a disputa pela terra entre palestinos e israelenses
- Veja como os judeus estão distribuídos pelo mundo em capítulo de "O Atlas das Religiões"
- Conheça as origens do judaísmo em capítulo de "Religiões"
- Saiba quais são os principais fundamentos do judaísmo em capítulo de "O Atlas das Religiões"
- Conheça a origem do nome Israel em capítulo de "A Origem dos Nomes dos Países"
Especial



