Mundo
08/07/2008 - 09h13

Senador Webb diz não querer ser vice de Obama

Publicidade

colaboração para a Folha Online

O senador democrata Jim Webb, um dos nomes mais fortes na lista de candidatos a vice democrata, disse nesta terça-feira que não está interessado em ocupar a chapa democrata ao lado do provável candidato Barack Obama.

"Na semana passada, eu comuniquei ao senador Obama e à sua campanha presidencial minha firme intenção de permanecer no Senado, onde eu acredito que estarei melhor equipado para servir as pessoas de Virgínia e deste país", disse, em comunicado à imprensa.

"Sob nenhuma circunstância, eu serei um candidato a vice-presidente", disse.

Webb estava no topo da lista democrata por suas credencias militares; ele é um combatente condecorado do Vietnã e ex-secretário da Marinha norte-americana. Assim, analistas viam nele um parceiro que poderia trazer a Obama os votos dos veteranos e conservadores, disputando diretamente com o também veterano do Vietnã, o provável candidato republicano John McCain.

O senador também estava entre as possíveis escolhas democratas por atuar na Virgínia, um Estado que não vota nos presidenciáveis democratas desde 1964, cenário que Obama espera reverter.

Em seu comunicado, Webb disse ainda acreditar que ele deve permanecer no Senado pelas pessoas de Virgínia que o elegeram há menos de dois anos.

Contudo, Webb não poupou elogios a Obama, classificando-o como um legislador capaz de ir além das divisões partidárias, como no caso da lei para aumentar os benefícios a veteranos militares.

"Agora, eu também estou renovando meu compromisso de trabalhar duro para ter certeza que o senador Obama ganha tanto a Virgínia quanto a Presidência em novembro. Ele é um homem que fala de maneira eloquente sobre os objetivos nacionais e pede por soluções práticas que precisam ser realizadas para obtê-los. Eu farei campanha por ele", disse.

Na lista de prováveis companheiros de chapa de Obama estão ainda o senador Joseph Biden, presidente do Comitê de Relações Internacionais do Senado; Chris Dodd, senador por Connecticut e especialista em questões latino-americanas e Bill Richardson, governador do Novo México e político com apelo forte entre os latinos.

Na lista de políticos com histórico militar, como Webb, Obama conta ainda com Wesley Clark, general do Exército reformado e ex-comandante da OTAN e Sam Nunn, ex-presidente do Comitê de Serviços Armados da Geórgia. Já na Virgínia, ele pode contar também com o governador Tim Kaine.

Confira a lista completa de possíveis candidatos à vice-presidente de Obama

Comentários dos leitores
Luciano Edler Suzart (34) 09/10/2009 10h20
Luciano Edler Suzart (34) 09/10/2009 10h20
A situação é periclitante, se antigamente se concedia o Nobel da Paz a quem de algum modo, plantava a paz no mundo, hoje (dada a escassez de boa fé geral) se concede o prémio a quem não faz a guerra... Como diria o sábio Maluf: "Antes de entrar queria fazer o bem, depois que entei, o máximo que conseguí foi evitar o mal"
Só assim pra se justificar esse Nobel a Obama, ou podemos ver como um estímulo preventivo a que não use da força bélica que lhe está disponível contra novos "Afeganistões" do mundo.
sem opinião
avalie fechar
honório Tonial (2) 16/05/2009 21h47
honório Tonial (2) 16/05/2009 21h47
Considero ecelente vosso noticiario. Obrigado, aos 83 anos de mnha vida, 5 opiniões
avalie fechar
Marcello Sokal (73) 07/02/2009 12h01
Marcello Sokal (73) 07/02/2009 12h01
Óbvio que não poderiam aceitar,pois não teriam respostas claras para as legítimas questões do presidente iraniano,esse sim um verdadeiro estadista que sabe da verdade dos fatos e não tem receio de buscar responsabilizar os culpados. A política imperialista norte-americana é velha conhecida mas pessoas convenientemente "esquecem" disso - não respeitam a soberania das nações e se arvoram em ser os "defensores da liberdade" - é o país que mais se envolveu em guerras,revoluções,invasões e intervenções da história da humanidade.A única nação que já bombardeou outro país (na verdade cidades,repletas de civis inocentes) utilizando armas nucleares. O apoio norte-americano a Israel é uma vergonha, apoiando todo tipo de atrocidade possível,dando carta branca e fornecendo armas de alta tecnologia.
Em resumo: o grande vilão nisso tudo não é o Irã....mas tem tolo que prefere não ver influenciado pelo mentiroso american-way-of-life,lamentável.
13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (2849)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca