Irã testa míssil de longo alcance que poderia atingir Israel
da Folha Online
O Irã anunciou nesta quarta-feira que testou com sucesso nove mísseis de médio e longo alcance, incluindo um projétil que tem capacidade para atingir o território de Israel e bases militares americanas no país. A informação foi divulgada hoje pela imprensa estatal.
| Fars News/Reuters |
![]() |
| Míssil com alcance de 2.000 km poderia atingir Israel e bases dos EUA no país |
Os Guardiães da Revolução, tropa de elite do regime islâmico do Irã, detalhou à TV estatal Al-Alam que o míssil testado foi um "Shahab 3, de carga convencional de uma tonelada e alcance de 2.000 km".
O teste, que envolveu disparos de outros mísseis, ocorre em um momento de crescente tensão em torno do programa nuclear iraniano. A troca de farpas ocorreu depois de especulações de que Israel poderia realizar uma ofensiva contra o regime de Teerã.
Especialistas citam que os dois países enfrentam uma escalada de ameaças e, segundo especialista ouvido pela Folha Online, é cada vez mais provável um ataque por parte de Israel.
Para Ilan Berman, vice-presidente do American Foreign Policy Council e autor do livro "Tehran Rising: Iran's Challenge to the United States" ("A Ascensão de Teerã: O desafio do Irã para os EUA"), "não é uma questão de pesar os benefícios de agir nesse momento, que é realmente ruim. A questão é se (o Irã com tecnologia nuclear) é grave o suficiente para demandar ação".
Estados Unidos e Israel, seu principal aliado na região, nunca descartaram a possibilidade de atacar o Irã devido ao seu programa nuclear, que segundo os ocidentais poderá ser destinado a fabricar armas nucleares.
| Arte Folha Online/Arte Folha Online |
![]() |
A agência iraniana Fars divulgou nesta terça-feira a declaração de um assessor do líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, citando que o Irã atacará Israel e a frota militar norte-americana no Golfo em resposta a qualquer agressão dos EUA.
"O primeiro disparo norte-americano contra o Irã provocará um incêndio nos interesses vitais dos Estados Unidos no mundo", afirmou o hoyatoleslam Ali Shirazi, representante de Khamenei nas forças navais da Guarda Revolucionária.
"Tel Aviv e a frota norte-americana no Golfo Pérsico serão os alvos incendiados na arrasadora resposta do Irã", de acordo com a agência Fars.
Leia mais
- Para especialista, Israel pode atacar Irã nos próximos seis meses
- Irã atacará Tel Aviv e frota dos EUA se sofrer agressão
- Chefe do Exército iraniano ameaça fechar Estreito de Ormuz
- Irã condena à morte homem acusado de espionar para Israel
- Irã estuda pacote de incentivos para abandonar programa nuclear
Livraria da Folha
- Livro mapeia de maneira detalhada os conflitos do Oriente Médio
- Renomado historiador critica a política israelense atual e o sionismo desde sua origem
- Sucesso nos EUA e na Europa, "Porta do Sol" narra a História do Oriente Médio
- Repórter relata em livro como a vida de iraquianos comuns foi afetada após a guerra
Especial




"a desgraça do mundo é foi e continuará sendo por muito tempo os Eua".
As desgraças do mundo tem outros nomes, como "Comunismo", "Relativismo ético", "Libertinagem", etc.
Se o senhor somar os mortos de todas as guerras do século XX, talvez não chegara ao número de mortos dessa doutrina assassina. A sua liberdade o senhor deve aos americanos que tanta odeia. Enquanto todos cruzavam os braços, os anglo-saxões (incluo os britanicos aí) estavam "salvando o seu pescoço". Esquece que foram principalmente eles que fizeram frente ao nazismo? Que foi a nação americana que combateu o comunismo sovietico (principalmente o Stalinismo)? Erraram, sim, muitas vezes, mas não fossem pessoas de coragem hoje falariamos alemão ou russo, e estaríamos sob repressão política sanguinaria.
Portando não acuse os outros de pobres de espirito quando o senhor não sabe o básico de história contemporânea.
[]'s
avalie fechar
avalie fechar
avalie fechar