Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/07/2008 - 02h50

Ex-refém das Farc se muda para Miami após receber ameaças

Publicidade

da Efe, em Miami

O ex-senador colombiano Luis Eladio Pérez, que permaneceu seqüestrado pelas Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) por mais de sete anos, chegou nesta quarta-feira a Miami, onde vai morar depois de deixar seu país por causa de ameaças de morte, informou o diário "El Nuevo Herald" em sua edição digital.

Pérez, um dos companheiros de cativeiro da ex-candidata presidencial franco-colombiana Ingrid Betancourt, disse que na segunda-feira recebeu ameaças por telefone quando prestaria depoimento em Bogotá contra dois guerrilheiros das Farc que o mantiveram seqüestrado.

"Quando estava chegando para prestar o depoimento recebi uma ligação na qual me uma pessoa me disse: 'tome cuidado com o que vai dizer, (...) se não o matamos'", disse Pérez.

O ex-congressista contou que após o depoimento recebeu outra ligação em sua casa de um homem que lhe advertia que ele iria se "arrepender".

Pérez disse ainda que ficou muito preocupado com o fato de várias fontes das Farc lhe acusarem de participar da operação de resgate dos 15 seqüestrados na última semana, entre eles Betancourt.

"Não teria colaborado com um resgate militar (...) pelo imenso risco que eles correriam. Não teria ajudado mesmo que tivessem me dado 99% de probabilidades de que sairiam com vida", assegurou o ex-senador, que chegou a Miami em companhia de sua esposa.

Pérez foi libertado pelas Farc em fevereiro, através de uma gestão internacional liderada pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página