Mundo
10/07/2008 - 07h25

China diz ter detido 82 terroristas que planejavam ataque na Olimpíada

Publicidade

da Efe, em Pequim

As autoridades chinesas desmantelaram neste ano cinco grupos terroristas e prenderam 82 pessoas que pretendiam perpetrar atentados durante os Jogos Olímpicos de Pequim, informou nesta quinta-feira o governo da região autônoma de Xinjiang (noroeste).

Além disso, a polícia desmantelou 41 campos de treinamento para a jihad ou "guerra santa", acrescentou a fonte local.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Liu Liangxiao, informou hoje que as detenções "demonstram que há grupos terroristas ativos em Xinjiang".

Pequim, que desenvolveu estritas medidas de segurança para os Jogos, repete constantemente que as ameaças terroristas são reais, especialmente por causa dos grupos independentistas de Xinjiang.

Diferentes grupos internacionais de ativistas e defensores dos direitos humanos acusam a China de aumentar artificialmente os riscos de ataques terroristas para justificar o crescimento da repressão contra os grupos independentistas da etnia uigur.

Xinjiang é uma região habitada pela etnia uigur, de religião muçulmana e fala turcomana. Segundo Pequim, há em Xinjiang grupos ligados à rede terrorista Al Qaeda, que lhes oferece treinamento em campos da Ásia Central.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca