Com ajuda de Hillary, Obama vai atrás do voto das mulheres
colaboração para a Folha Online
O provável candidato democrata Barack Obama dedica esta quinta-feira para conquistar o voto das mulheres e, para tal, contará com a ajuda da sua ex-rival, a senadora Hillary Clinton.
Os dois senadores democratas aparecerão juntos em um evento de arrecadação "Mulheres por Obama", na manhã desta quinta-feira em Nova York. No discurso preparado para a ocasião, Obama fala das mudanças que tem relação direta com as mulheres, como igualdade de pagamento.
"Enquanto alguns políticos em Washington fazem muito barulho sobre os valores familiares, quando chega ao que as pessoas realmente precisam para apoiar suas famílias e passar tempo com elas, eles ficam horrivelmente calados, não?", diz Obama, segundo trechos do discurso publicados pelo jornal "New York Times".
Obama ressalta a importância das mulheres no núcleo familiar --um tema que ele gosta de abordar contando sua própria história como criança criada por mãe e avó. "Nós ignoramos que as mulheres são o suporte de nossas famílias, mas também ignoramos muitas vezes que as mulheres são também o suporte da classe média".
Aproveitando a platéia para falar de economia --tema que está no topo das preocupações de eleitores e eleitoras-- Obama afirma: "E nós não teremos uma economia que verdadeiramente põe as necessidades da classe média à frente até que garantamos que as mulheres sejam tratadas como parceiras iguais".
Outro tema visto como crucial entre as eleitoras é a questão da licença-maternidade. Obama aborda o assunto em seu discurso defendendo o direito à licença remunerada. "É inaceitável que mulheres não conseguiam promoções e empregos porque elas têm filhos em casa. É inaceitável que 22 milhões de mulheres trabalhadoras possam ser demitidas por tirar a licença-maternidade e que 78% dos trabalhadores que têm família não podem tirar dias de folga porque não têm como pagar", diz.
Depois do evento em Nova York, Obama volta aos temas em outro evento, programado para a tarde desta quinta-feira, em Fairfax, Virgínia. Os eventos de hoje são parte da estratégia de Obama para conquistar o apoio do voto feminino, fortemente associado a Hillary durante toda a disputa pelas primárias.
Leia mais
- Análise: Internet cria riscos para a campanha de Obama
- Sindicato faz campanha para convencer 200 mil a não votar em McCain
- Obama vota no Senado em mais um movimento centrista
- Evento democrata em NY reforça chance de Hillary como vice de Obama
- Obama afirma evitar novas aparições de suas filhas na TV
- McCain nega favoritismo em eleições presidenciais dos EUA
- Pedido iraquiano leva Obama e McCain a reavaliar propostas para o país
Livraria da Folha
- Entenda os princípios do regime democrático; leia capítulo
- Livro ajuda a entender como funciona a república; leia capítulo
- Ensaios de Chomsky analisam política externa americana no final do século 20
- Folha Explica o dólar e sua importância no mundo globalizado
Especial


Só assim pra se justificar esse Nobel a Obama, ou podemos ver como um estímulo preventivo a que não use da força bélica que lhe está disponível contra novos "Afeganistões" do mundo.
avalie fechar
avalie fechar
Em resumo: o grande vilão nisso tudo não é o Irã....mas tem tolo que prefere não ver influenciado pelo mentiroso american-way-of-life,lamentável.
avalie fechar