Zapatero e Betancourt se comprometem a lutar para libertar reféns
da Efe, de Paris
O premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, e a ex-candidata presidencial colombiana Ingrid Betancourt se comprometeram neste domingo a continuar trabalhando "cada segundo" para libertar todos os reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).
Zapatero e Betancourt se reuniram na Embaixada da Espanha em Paris, onde o premiê participa da UPM (Cúpula da União pelo Mediterrâneo, na sigla em inglês).
Em entrevista aos jornalistas após essa reunião, Zapatero disse que se comprometeu com Betancourt a "seguir na tarefa da liberdade para aqueles que ainda não a têm", apoiando o presidente colombiano, Álvaro Uribe, a favor da liberdade e da dignidade, assim como do fim da violência e de "um novo tempo" para a Colômbia.
Betancourt ressaltou que os colombianos devem saber que "não há um segundo que passe, nem de dia nem de noite, que não estamos pensando em como vamos trazer em breve os que ficaram nas mãos das Farc para devolvê-los a suas famílias, para que aproveitem, como estou fazendo hoje, a liberdade".
Zapatero, que convidou a Betancourt a visitar Espanha, expressou a satisfação de seu governo e de todos os espanhóis pela libertação da ex-refém e lembrou que seu Executivo "trabalhou, ajudou, encorajou e tentou" para que fosse solta.
"Betancourt já ocupa um lugar no coração da Espanha", disse Zapatero, que desejou que a ex-refém tenha uma vida feliz e plena, na qual sempre estará acompanhada pelos espanhóis.
Negociação
Sobre as declarações de Uribe nas quais este aposta em uma negociação direta com as Farc sem mediação internacional, disse apenas que a Espanha sempre esteve e estará a favor do que ele considerar mais conveniente.
Diante da possibilidade de que a Espanha colabore em uma solução humanitária acolhendo guerrilheiros das Farc, Zapatero disse que não há nenhuma previsão nesse sentido e acrescentou que a Espanha sempre estará junto ao governo de Uribe na luta pela liberdade, mantendo o respeito aos valores e princípios da democracia.
Presentes
Zapatero presenteou Betancourt com dois livros, um deles de Santa Teresa, e duas camisas de futebol, uma da seleção espanhola e outra da francesa, autografada especialmente para ela pelo ex-jogador Zinedine Zidane.
Segundo fontes do Executivo espanhol, Zapatero entregou a Betancourt o "Livro da Vida" de Santa Teresa e um exemplar de "A Divina Comédia" de Dante Alighieri ilustrado pelo espanhol Miquel Barceló.
Zapatero deu também a ela a camisa da seleção francesa com a qual Zidane jogou ontem, em Paris, uma partida comemorativa do 10º aniversário da vitória da França sobre o Brasil na Copa do Mundo de 1998.
Leia mais
- "Adorei a cabeçada do Zidane", diz Ingrid Betancourt
- Betancourt pede em Lourdes um "milagre" para libertar reféns
- Papa receberá Betancourt no Vaticano ainda este ano
- Calderón convida Betancourt para visita à Basílica de Guadalupe
- Betancourt diz que Colômbia precisa de ajuda para libertar reféns
- Ex-refém norte-americano acusa as Farc de "terrorismo"
Livraria da Folha
- Entenda os princípios do regime democrático
- Obras da série "Folha Explica" discutem política e eleições
- Agente que viveu infiltrado apresenta perspectiva única do terrorismo
Especial



avalie fechar
avalie fechar
Nem precisava tanta grana.
Quem pode entregar os "cabeças" das Farc, é só gente interna mesmo.
Por dinheiro, que a verdadeira ideologia deles, esses "guerilheiros", fazem qualquer coisa.
Como já mostraram antes que são capazes, cortando até as maos de um líder da guerilha, para comprovar sua eliminação.
Uma fração do oferecido, teria sido mais do que sufiente...
avalie fechar