Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/06/2002 - 13h01

EUA já suspenderam 218 sacerdotes acusados de pedofilia este ano

Publicidade

da France Presse, em Washington

A Igreja Católica dos Estados Unidos suspendeu este ano 218 sacerdotes acusados de pedofilia, mas outros 34 culpados reconhecidos conseguiram manter seus cargos, segundo matéria divulgada hoje pelo jornal "The Washington Post".

Pelo menos 805 sacerdotes foram acusados de atividades sexuais com menores desde o início dos anos 60, segundo uma investigação realizada pelas dioceses dos Estados Unidos.

Este número, segundo o jornal, reflete a amplitude do escândalo que continua balançando as estruturas da Igreja Católica do país.

Também evidencia a falta de estatísticas confiáveis sobre o problema dos crimes sexuais cometidos por sacerdotes. Os padres católicos interrogados pelo "The Washington Post" destacaram que como instituição descentralizada em dioceses autônomas, a igreja não dispõe de meios para elaborar essas estatísticas.

Apenas 96 das 178 dioceses contactadas pelo jornal aceitaram participar da investigação, escreve o jornal, e poucas delas mencionaram a existência de acertos financeiros [entre a Igreja e as vítimas dos abusos sexuais cometidos pelos sacerdotes].

Leia mais no especial João Paulo 2º

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade