Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2008 - 16h16

Uribe admite uso do emblema da Cruz Vermelha; CICV exige respeito

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, admitiu nesta quarta-feira que um oficial do Exército usou um colete com o símbolo da Cruz Vermelha na operação de resgate de 15 reféns das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), no dia 2 de julho passado.

"O nome do oficial será preservado para não arriscar sua vida, além de querermos protegê-lo em sua carreira", destacou Uribe durante ato público.

Segundo o presidente, o uso dos símbolos da Cruz Vermelha foi feito por "nervosismo", mas destacou que "em nenhum momento se pretendeu suplantar a ação dos organismos humanitários".

"O oficial tirou um pedaço de pano com os símbolos do CICV que estava em seu bolso e o colocou sobre seu colete. Lamentamos que isso tenha ocorrido", acrescentou.

Uribe informou ainda que o ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, e os altos comandos militares se reuniram com o representante do CICV (Comitê Internacional da Cruz Vermelha) para dar explicações e apresentar desculpas.

No entanto, o presidente explicou que os militares que realizaram a operação estavam desarmados e que o resgate foi feito sem derramamento de sangue.

Anteriormente, o governo, através do vice-presidente Francisco Santos, anunciou que começaria uma investigação depois de uma notícia da CNN que afirmou que a inteligência colombiana utilizou símbolos da Cruz Vermelha para enganar os rebeldes.

A CNN disse ter visto fotografias e um vídeo inéditos, através de uma fonte militar, onde se vê um militar usando um colete com a insígnia do organismo humanitário, o que constituiria um crime de guerra.

Os dois guerrilheiros detidos na operação, Gerardo Aguilar (César) e Alexander Farfán (Gafas), relataram aos delegados do CICV que os militares colombianos os haviam enganado usando o emblema do organismo humanitário e da cadeia de televisão Telesur, afirmou seu advogado, Rodolfo Ríos, à France Presse.

"Eles falaram isso em várias oportunidades, assinalando que o Exército simulou a presença da Cruz Vermelha e que 3 ou 4 das pessoas que participaram na operação usavam símbolos do CICV", disse Ríos.

CICV

O CICV exigiu respeito a seu emblema e que não seja usado de forma "abusiva", em resposta à admissão, por parte do governo colombiano, de que o Exército usou o símbolo durante operação de resgate de 15 reféns da guerrilha.

"O emblema da Cruz Vermelha tem que ser respeitado em todas as circunstâncias e não pode ser usado de maneira abusiva", indicou o CICV em comunicado emitido em Bogotá.

A entidade não mencionou se empreenderá ações de protesto, mas destacou a importância do respeito a seu emblema "como um signo protetor que permite a seus representantes aceder as zonas mais afetadas pelo conflito armado e levar a cabo suas atividades de proteção e de assistência às vítimas".

"O CICV, organização humanitária neutra e imparcial, deve ter a confiança de todas as partes em conflito para levar a termo sua ação humanitária", precisou o texto divulgado em Bogotá.

Comentários dos leitores
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
J. R. (1269) 02/02/2010 14h07
Não esquecer que Uribe foi o "Scarface" colombiano que se deu bem na política, vendendo o pai e a mãe. A cara de menino bonzinho dele é graças à plástica que fêz para tirar as rugas. Trafica no duro, amigão de George Bush o açougueiro. sem opinião
avalie fechar
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Juca Bala (97) 23/12/2009 23h17
Governador colombiano morreu degolado pelas Farc, E a gente é obrigado a ouvir l ler por aqui esses mesmos caras batendo bumbo a favor das farc, a favor do chavez e do iraniano atomico. Não é facil.... os caras repetem a mesma ladainha mes apos mes. Tenho entrado neste forum uma vez por mes e lá está nosso JR e mais a meia duzia de sempre, falando da conspiração da imprensa internacinal, das farcs como uma organização legitima de herois contra o grande satan USA e toma-lhe viva chavez, lula 3 x. Já tentei aconselhar os caras, vào se divertir, abre um pouco mais a cabeça, deixa entrar um pouco de sol... ou daqui a pouco vcs viram talibans brasileiros. Olha que é uma ideia TALIBRAS, uma organização estatal que appoia farcs, bolivarianos, pode até apoiar o Mugabe, Kadafi etc... Tudo que tem de mais retrogrado no planeta.
Bom natal e feliz 2010 - que será um otimo ano apesar da dilma, que com a maquina lula a favor, acho que teremos que engolir. Ma que ela fique esperta, aqui não é Venezuela, nem honduras.... Continua como o lula, economia nos moldes ortodoxos do tempo do FHC.
9 opiniões
avalie fechar
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Valentin Makovski (524) 23/12/2009 15h28
Uribe esta mais para FANTOCHE do Obama do que Presidente da Colómbia, o cara a meses vem afirmando que as Farc estão aniquiladas e acuadas, de uma hora pra outra, suge um atentado contra um Governador e tudo volta ao normal, as Farc estão vivas e o Uribe não sabe o que fazer, agora com a Intervensão dos EUA e suas Bases militares, quem sabe em mais uns meses um Novo Vietnã esteja a começar nas Américas.
Podemos notar o seguinte, quanto mais vc combate o narcotráfico mais ele se fortalece, e incrível, o maior consumidor de Cocaina do mundo é os EUA, e o maior fornecer de "Pasta de Coca" é a Colómbia.
EUA oefreceram milhões de dolares pelo Bin laden, e já se pasaram quasi 9 anos, agora Uribe acha que quasi R$ 1 milhão vai convencer alguém????
Não dúvido que o Premio Nóbel da Paz YES WE CAN, venha a público culpar o Hugo Chaves por este atentado.
10 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (284)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página