Mundo
22/07/2008 - 07h40

Ex-responsáveis pelo caso Madeleine criticam fim de processo

Publicidade

da Efe, em Lisboa
da Folha Online

O primeiro responsável pela investigação do desaparecimento da menina britânica Madeleine McCann, Gonçalo Amaral, e o ex-diretor da Polícia Judiciária (PJ) Alípio Ribeiro consideram precipitado que a Procuradoria tenha encerrado o caso.

Em declarações publicadas nesta terça-feira no "Diário de Notícias", Amaral se diz convencido de que "Madeleine nunca foi raptada e morreu naquele apartamento, naquela noite (3 de maio de 2007)".

O antigo coordenador da investigação afirmou que as polícias britânica e portuguesa concordam que a morte de Madeleine aconteceu no apartamento turístico onde os McCann passavam férias na região portuguesa de Praia da Luz.

AP
A britânica Madeleine McCann desaparecida em 2007 em Portugal
A menina britânica Madeleine McCann, desaparecida em maio de 2007 em Portugal; polícia encerra investigações sobre o caso

O inspetor da PJ, que na próxima quinta-feira publica um livro no qual revelará detalhes desconhecidos da investigação, destacou que a decisão da Procuradoria não é "nenhuma declaração de inocência" dos pais.

Amaral, que sempre se mostrou convencido da culpabilidade dos pais da criança e que foi afastado do caso por afirmar publicamente que a polícia britânica foi influenciada por eles, lembra que o caso pode ser aberto novamente a qualquer momento.

Na opinião dele, nos relatos dos McCann sobre o acontecido havia "algumas incoerências" e parecia que o casal estava "inventando uma história".

Já o ex-diretor da PJ diz em artigo publicado no "Diário Econômico" que o caso Madeleine "não devia ser fechado tão rapidamente".

"Talvez tivesse sido mais razoável ter determinado o fim do estatuto de suspeitos (dos McCann e do cidadão britânico Robert Murat) e, em outro contexto do processo, continuar a investigação", disse Ribeiro.

O ex-responsável pela PJ, que em fevereiro passado admitiu publicamente que possivelmente tenha havido precipitação ao declarar os pais suspeitos, assinala no artigo que um "fechamento precipitado pode prejudicar, talvez definitivamente, um esclarecimento posterior" do caso.

Lembrou que freqüentemente este tipo de caso é resolvido muitos anos depois, por isso uma investigação sobre o desaparecimento de uma criança "não pode ser fechada por falta de provas após tão pouco tempo".

A Promotoria portuguesa decidiu nesta segunda-feira arquivar o caso Madeleine por falta de provas e retirou a suspeita contra Kate e Gerry McCann, pais da menina, e o britânico Robert Murat, investigado por um suposto seqüestro.

Madeleine desapareceu no dia 3 de maio de 2007 do apartamento onde dormia acompanhada dos dois irmãos gêmeos, mais novos. O quarto havia sido alugado por seus pais, Katherine e Gerry McCann, no complexo turístico de Ocean Club, na praia da Luz, na região do Algarve, em Portugal. No momento do desaparecimento, os pais dela jantavam com amigos em um restaurante próximo.

Comentários dos leitores
Zelão Silva (17) 06/08/2009 17h10
Zelão Silva (17) 06/08/2009 17h10
A culpa é dos pais...não deveriam ter deixado 3 crianças sozinhas no hotel...eles deveriam ser julgados por maus tratos... sem opinião
avalie fechar
Carla Patricia (1) 19/04/2009 08h59
Carla Patricia (1) 19/04/2009 08h59
BOm .. li vários comentários.. me parece que as pesoas .. algumas pessoas estão mais preocupados em querer justificar suas mensagens, me parece que estão querendo provar algo sem consistencia.. enfiam estão dando tiros pra todo lado ... se gostam de investigação e de ler sobre o assunto.. então que façam .. junte todas as provas trabalhem em equipe.. não percam tempo em querer provar algo inconsistente....... Gente junto os comentários leiam pequenas reportagens.. monte o quebra cabeça.. asim vcs ajudaram caso contrario são apenas palavras lançada ao vento..........
Mesmo assim agradeço o espaço...ahhh e só dão tanto enfase nesta historia porque é uma menina do 1º mundo e rica....... porque temos aki no Brasil crianças sendo espancadas e que somem e nem ao menos citam o nome delas.......então gente é muito louvavel o que fazem o que dizem ... mas querem dar um culpado para a garotinha da ingleterra ..... mas antes disso pense nas nossas crianças.. "QUEREM SALVAR O MUNDO, PRIMEIRAMENTE ARRUMEM VOSSOS QUARTOS"
10 opiniões
avalie fechar
tais jordao (1) 19/01/2009 16h28
tais jordao (1) 19/01/2009 16h28
O que eu nao entendo sobre esse caso é se a menina foi sequestrada , porque nao sequestraram os meninos tambem , levaram somente ela . Ja que estavam todos sozinhos o natural é que fossem levados todos. 7 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (657)
Termos e condições
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca